Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/01/2024 às 16h30min - Atualizada em 09/01/2024 às 16h30min

Aplicativo desenvolvido pela UFU permite "viagem virtual no tempo" com vista de prédios históricos de Uberlândia

App "Retomba" permite visualização 3D de monumentos da cidade que já foram demolidos

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Iniciativa permite visualizar modelos 3D de prédios do município; usuários também podem sugerir novas edificações I Foto: Divulgação/FAUeD

Estudantes e professores do curso de Arquitetura da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lançaram, nesta semana, o aplicativo "Retomba", para quem deseja conhecer a história arquitetônica da cidade. O app foi desenvolvido como um acervo virtual do patrimônio cultural de Uberlândia e seus distritos, proporcionando aos usuários uma experiência imersiva através da realidade aumentada.

O Retomba é uma ferramenta que permite que os habitantes e visitantes de Uberlândia revisitem construções já demolidas, proporcionando uma jornada única através das “camadas históricas” que moldam a cidade. Utilizando técnicas de modelagem 3D, o aplicativo sobrepõe edifícios antigos aos atuais, possibilitando que os usuários visualizem a cidade como ela era no passado.

O app é resultado de um projeto universitário liderado pelos professores Luiz Carlos de Laurentiz, Gabriela Pereira Carneiro e Beatriz Alves Goulart Rocha. Ele se baseia nos estudos realizados pelo corpo docente e pelos estudantes do Núcleo de Teoria e História em Arquitetura e Urbanismo (NUTHAU) da Faculdade de Arquitetura, Urbanismo e Design (FAUeD) da UFU, abrangendo tanto pesquisas quanto atividades de extensão.

O estudante João Pedro Andrade, um dos criadores do aplicativo, explica que "os trabalhos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa foram essenciais para compor o acervo teórico e metodológico que utilizamos como base para o desenvolvimento das nossas pesquisas. Além disso, a escolha dos edifícios que fazem parte do nosso aplicativo teve como ponto de partida a bibliografia relativa aos edifícios de Uberlândia já produzida pelo núcleo".

O aplicativo está atualmente disponível para download exclusivamente em dispositivos Android através do site do projeto. Quanto aos dispositivos iOS, os idealizadores têm planos de lançar a versão correspondente no segundo trimestre de 2024. Além da capacidade de explorar os prédios antigos, os usuários também podem sugerir novas edificações por meio de um formulário específico.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Secretaria de Saúde estabelece redução da lista de espera de cirurgias e exames como prioridade em 2024


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90