Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2024 às 12h00min - Atualizada em 07/01/2024 às 12h00min

Eleições 2024: Uberlândia tem mais de 522 mil cidadãos aptos a votar

Prazo para regularização e emissão da primeira via do título de eleitor vai até maio

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
No Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos | Foto: Agência Brasil

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revelam que 522.400 cidadãos de Uberlândia estão aptos a votar nas eleições municipais de 2024, representando cerca de 73% da população total, que é de 713.224 habitantes. As eleições têm data prevista para o dia 6 de outubro e o prazo para regularização e emissão da primeira via do título de eleitor vai até o mês de maio. 

 

Neste ano, os eleitores irão escolher o prefeito da cidade e os 27 vereadores que irão assumir a bancada da Câmara Municipal. Caso nenhum candidato ao Executivo conquiste a maioria absoluta dos votos, o processo prosseguirá para segundo turno, que acontecerá no dia 27 de outubro. 

 

As pessoas que estiverem com pendências na Justiça Eleitoral, o prazo para regularizar a situação do título de eleitor se estende até o dia 8 de maio. O período é o mesmo para aqueles que pretendem fazer o alistamento eleitoral. No Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos e facultativo para os jovens de 16 e 17 anos, para as pessoas analfabetas e para os maiores de 70 anos.

 

Os interessados também podem solicitar a transferência do título para outro município. Todos os procedimentos podem ser feitos de forma presencial, na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), localizado na  avenida Vasconcelos Costa, n° 1646, no bairro Osvaldo Rezende, ou através do site Título Net

 

O TSE reforça que para saber a situação do cadastro, basta acessar o Portal do TSE, no menu “serviço ao eleitor” e, em seguida, clicar em “situação eleitoral”. Após, o sistema irá apenas solicitar o preenchimento de algumas informações pessoais, como nome completo e data de nascimento. A verificação de pendências também pode ser feita através do aplicativo e-Título.

 

Conforme informa o Tribunal, é importante regularizar o título com antecedência para evitar problemas futuros. “Não deixe para solucionar suas pendências com a Justiça Eleitoral às vésperas do fechamento do cadastro eleitoral para o pleito do próximo ano. Não perca tempo e resolva logo”.

 

BIOMETRIA 

Ainda de acordo com os dados do TSE, do total de cidadãos aptos a votar em Uberlândia, 91% já possuem cadastro biométrico, enquanto 8% ainda não realizaram o procedimento. Porém, aqueles que não possuem o cadastro biométrico estão aptos a votar normalmente. “Embora não seja obrigatório, ao regularizar o título, é feita automaticamente a coleta da biometria, além da captura da foto e da assinatura digital”, explicou o assessor do TRE, Gustavo Arantes.

 

A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. O leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral.

O objetivo da biometria, segundo o TRE, é imprimir mais segurança ao processo. “Ela se soma aos outros dispositivos de identificação do eleitor, como o caderno de votação e a exigência de apresentação de documento oficial, para aumentar a confiabilidade do sistema de votação”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Adenilson Lima será o novo secretário de Saúde de Uberlândia

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90