Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
07/01/2024 às 10h00min - Atualizada em 07/01/2024 às 10h00min

Academias projetam aumento de até 40% nas matrículas em Uberlândia

Busca por hábitos saudáveis também reflete na procura por produtos fitness

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Alimentação adequada e exercícios podem auxiliar na mudança corporal | Foto: Pixabay

O movimento nas academias de Uberlândia e a procura por produtos fitness deve registrar um aumento de até 40% neste mês de janeiro. Essa é a projeção feita por empresários que atuam no ramo, ouvidos pelo Diário. De acordo com os entrevistados, a busca por hábitos saudáveis já reflete no crescimento do número de matrículas nos espaços fit, assim como na busca por itens como roupas e suplementos.

 

Um deles é o proprietário da academia Garra Gym, Douglas de Oliveira. Segundo ele, a alta na procura começou ainda em dezembro do ano passado. “A busca maior deve se iniciar na próxima semana, mas até esta quinta-feira (4), já recebemos cerca de 20 novos alunos. Até o final do mês, esperamos a entrada de 200 novas matrículas”.

 

O empresário, que também é presidente da Associação Comercial das Academias de Uberlândia, explica que normalmente há um aumento de 40% nas matrículas em janeiro, período de foco no emagrecimento, em hábitos saudáveis e melhora da disposição. “Muitos buscam iniciar algo novo e suas metas frequentemente envolvem perder peso, e é nisso que focamos, incentivando e motivando esse propósito”, explica.

 

Douglas afirma, no entanto, que apenas 3% dos novos alunos mantêm a prática após esse período inicial, que dura até o carnaval. “Muitos se empolgam com as promessas de Ano Novo, mas a consistência só é mantida por uma pequena parcela, que se torna cliente fiel ao longo do ano”.

 

Na Alfa Academia, o empresário Felipe Silva, que está há aproximadamente dois anos no mercado, a expectativa é de um aumento no movimento entre 20 a 30% no início do ano. Para atrair novos alunos, a academia está adotando estratégias como a aceitação do Gympass, descontos na matrícula e promoções especiais para quem ainda não é aluno.

 

Em relação à manutenção do compromisso com os treinos ao longo do ano, Silva enfatiza a importância de estabelecer metas claras e incluir as atividades físicas na rotina de forma consistente. “É essencial colocar os treinos na agenda até virar hábito e levar os amigos para academia ajuda também”, informa.

 

Assim como nas academias, lojas que trabalham com produtos fitness também estão otimistas neste início de ano. É o caso da proprietária da loja Dufit, Giovana Ribeiro, que antecipa um aumento de cerca de 30% nas vendas, apesar do movimento mais lento comum nesse período no comércio. Para driblar essa tendência, a loja planeja oferecer promoções especiais para atrair clientes e impulsionar as vendas.

 

“Entre os itens mais procurados, as calças legging para corrida lideram as vendas, sendo reconhecidas pela sua versatilidade e conforto. Além disso, os tênis específicos para corrida são um dos produtos mais solicitados, sendo adquiridos também para uso em academias, atendendo à demanda por versatilidade e qualidade”, comenta.

 

ESPECIALISTA DÁ DICAS

A atividade física, no entanto, precisa estar alinhada com outros hábitos, entre eles uma alimentação saudável, como explica a nutricionista Aline Pilares. Em entrevista ao Diário, a profissional destacou que isso é fundamental na prevenção de problemas cardiovasculares, alterações no colesterol e diabetes. “Uma dieta equilibrada não apenas evita essas condições, mas também melhora a qualidade de vida, contribuindo para um sono melhor, desempenho intestinal e humor, além de fortalecer a imunidade”, explica.

 

Outra dica que a especialista considera essencial é garantir uma ingestão adequada de água, que geralmente varia de 35 a 50 ml por quilo de peso corporal. “Essa é uma conta simples que pode servir como um guia para um consumo hídrico adequado, contribuindo para a hidratação, equilíbrio fisiológico e redução da retenção de líquidos”.

 

Ainda segundo a nutricionista, para aqueles que querem ganhar massa muscular, perder peso, ou apenas ter hábitos mais saudáveis, a escolha pela alimentação balanceada é válida para todos os objetivos, levando em conta alterações em quantidades e porções.

 

"Uma boa composição de prato inclui carboidratos de qualidade, como arroz integral e batata, acompanhados por saladas frescas, como alface, tomate e folhas verdes, ricas em fibras, minerais e vitaminas. É essencial adicionar uma porção de proteínas e vegetais para completar o quadro nutricional, além de garantir uma boa ingestão de água”.

 

Para quem quer focar no ganho de massa muscular, a especialista indica que é importante assegurar a ingestão adequada de proteína, em torno de 1,5 a 2 gramas por quilo de peso corporal. “Distribuir a proteína ao longo do dia pode ajudar no consumo dos alimentos: ovos pela manhã, frango ou peixe no almoço e, entre as refeições, optar por fontes como o whey protein, de alto valor biológico e fácil digestão”.

 

A nutricionista explica que ao priorizar bons carboidratos, como batata, mandioca, inhame, arroz e macarrão integral, é possível potencializar o ganho de massa magra. “Isso é fundamental, especialmente quando combinado com atividades como musculação, que, ao romper as fibras musculares, requer a regeneração com o auxílio da proteína para construir essa massa magra”. 

 

Ainda de acordo com a profissional, é importante focar na dieta combinando com atividade física regular e hidratação adequada. “Reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, açúcares e alimentos industrializados pode auxiliar na redução de inflamações, algo que pode afetar o organismo de forma geral”, finaliza.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Serviços funerários ficam 35% mais caros em Uberlândia

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90