Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/12/2023 às 11h20min - Atualizada em 19/12/2023 às 11h20min

Mandados de busca e apreensão são cumpridos contra associação criminosa em Uberlândia

Força-tarefa do Gaeco mira quadrilha que praticava estelionato, falsidade ideológica e lavagem de capitais

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Agentes apreenderam arma de fogo, munições, documentos e máquinas de cartão de crédito I Foto: Gaeco/Divulgação

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (19), em Uberlândia, durante a "Operação Hemera". A ação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), investiga uma associação criminosa envolvida em crimes de estelionato nos meios digitais, bem como falsidade ideológica e lavagem de capitais.

A operação contou com a participação de 30 agentes públicos, incluindo membros do Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Civil (PC) e Polícia Militar (PM). Os mandados cumpridos em Uberlândia resultaram na apreensão de uma arma de fogo, munições, chips de operadoras de telefonia, máquinas de cartão de crédito, equipamentos eletrônicos e documentos em geral.

De acordo com as investigações, a quadrilha praticou diversos estelionatos em face de pessoas físicas e instituições bancárias nacionais, utilizando-se de fraudes com cartões de crédito e afins. O líder da associação foi alvo da Operação Hemera. As apurações indicam que ele inseria informações falsas em notas fiscais de compra de mercadorias, adquirindo, assim, equipamentos e suprimentos de informática, dentre outros inúmeros produtos, em nome de terceiros, com o fim de despistar a atuação de equipes de investigação e manter-se na prática de delitos de estelionato na rede mundial de computadores.

As vantagens ilícitas e os recursos financeiros angariados pelos criminosos eram “lavados”, como forma de ocultar e dissimular a origem ilícita, por meio de utilização de contas bancárias de terceiros, os “laranjas”. Os investigados foram denunciados pelo cometimento dos crimes de associação criminosa, falsidades ideológicas e lavagem de capitais.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

​• Reclamações contra a Cemig em Uberlândia cresceram mais de 100% em 2023

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90