Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/12/2023 às 09h45min - Atualizada em 06/12/2023 às 09h45min

Temporal arranca asfalto na Rondon, arrasta carros e deixa pessoas ilhadas em Uberlândia

Corpo de Bombeiros atendeu pelo menos 16 chamados durante a chuva; trabalhos de restauro acontecem nesta manhã

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Avenida Rondon Pacheco teve destacamento da placa asfáltica após o temporal I Foto: Valter de Paula/Secom/PMU

A forte chuva que atingiu Uberlândia no fim da tarde desta terça (5) provocou diversos estragos pela cidade. O Corpo de Bombeiros informou que atendeu a pelo menos 16 ocorrências, incluindo pessoas ilhadas e quedas de árvore. O temporal causou alagamentos e uma enxurrada na Av. Rondon Pacheco, que teve parte do asfalto arrancado.

De acordo com informações das estações meteorológicas espalhadas pela cidade e coletadas pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), entre 17h e 19h30 foram registrados volumes de até 90,5 mm em algumas regiões. Os ventos chegaram a quase 50 km/h.

Segundo a medição da Rede de Estações do Projeto CLIMAUDI, o acumulado foi maior na Zona Leste, chegando a 95 mm entre 17h e 23h59. De acordo com uma nota técnica divulgada pelo climatologista Dr. Paulo Cezar Mendes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), nas áreas localizadas dos córregos São Pedro e Jataí, onde se encontram as avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos, o volume total ficou próximo dos 85 mm.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


Conforme o climatologista, a quantidade de água foi tão grande que o escoamento superficial extrapolou momentaneamente, causando alagamento e enxurradas bruscas ao longo das avenidas Segismundo Pereira e Anselmo Alves dos Santos. Os danos maiores ocorreram na Av. Rondon Pacheco, onde foram registrados destacamento de placas asfálticas, invasão de água em comércios, danos em veículos e pessoas ilhadas.

Vídeo mostra carro sendo arrastado na Av. Rondon Pacheco I Imagens gentilmente cedidas por Ana Carmo França

 

Logo após a tempestade, a Prefeitura iniciou trabalhos de limpeza das vias e reparo das áreas afetadas pela chuva. Equipes do Município, Defesa Civil e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) foram empenhadas para os atendimentos mais emergenciais.

 

Na noite desta terça, maquinários de empreiteiras que prestam serviço ao Município foram empenhados na avenida Rondon Pacheco, atuando na retirada e manutenção de pavimentos de asfalto destacados. Além disso, equipes do Horto Municipal atuaram na retirada de árvores que tombaram pela cidade nos bairros Jardim América e Presidente Roosevelt.



Vídeo mostra um homem ilhado tentando se apoiar em uma árvore para não ser arrastado I Vídeo: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS

 


SEM ENERGIA
A tempestade causou problemas no fornecimento de energia elétrica. Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afirmou que a chuva lançou árvores e outros objetos sobre a rede elétrica, provocando interrupções de energia em diversos pontos da cidade. O serviço de meteorologia da estatal registrou mais de 1,7 mil raios durante a tempestade.

O comunicado da Cemig diz ainda que as equipes atuaram desde o início das ocorrências para restabelecer a energia o mais breve possível. "Mesmo diante da complexidade das ocorrências, o fornecimento foi restabelecido ainda na noite de ontem. Os trabalhos continuaram na madrugada para atender ocorrências pontuais e permanecem hoje para atendimento a casos isolados, muitas vezes na instalação do cliente, que foram registrados nesta manhã".



VEJA TAMBÉM:

​• Tempestade provoca alagamentos e mais estragos em Uberlândia; cidade segue em alerta vermelho


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90