Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/11/2023 às 09h10min - Atualizada em 28/11/2023 às 09h10min

Índice de crimes violentos registra queda de 28% em Uberlândia e região

PM já realizou quase 13,4 mil prisões neste ano; levantamento compreende aproximadamente 20 cidades

JUAN MADEIRA E LUAN BORGES I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Um levantamento feito pela Polícia Militar (PM) apontou que o número de crimes violentos em Uberlândia e região registrou uma queda de 28%. Os resultados, apresentados em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda (27), revelaram também um aumento no número de prisões entre janeiro e novembro de 2023, na comparação com o último ano.   

Segundo o balanço da PM, em 2022, foram 2.160 crimes violentos na área de cobertura da 9ª Região da Polícia Militar (9ª RPM). Já neste ano, de janeiro a novembro, o índice caiu para 1.549, uma redução de 28,29%.

As estatísticas da Polícia Militar também apontaram um leve aumento nos casos de homicídios consumados, que saltaram de 76 em 2022 para 78 neste ano (dados computados até novembro). Além disso, o número de prisões em 2023 já supera todo o ano anterior. Segundo o levantamento da PM, foram 13.398 detenções neste ano, contra 13.184 em 2022. 

Em entrevista ao Diário, o Tenente Coronel Fernando Reis reforçou que a PM tem intensificado as ações contra o crime na 9ª Região de Polícia Militar (9ª RPM), que abrange mais de 20 cidades/distritos. "Em 2023, até 20 de novembro, registramos 13.398 prisões de infratores, sendo 2.265 por mandado judicial e 509 de autores de roubo, demonstrando nosso contínuo esforço pela segurança local", enfatiza o oficial. 

Por outro lado, o índice de prisões por furto diminuiu de 1.221 em 2022 para 933 até novembro de 2023, sendo considerado o número mais baixo da última década - o ano que mais se aproximou deste número foi 2020, com 1.077 casos registrados.

FURTO DE FIOS
A Polícia Militar destacou, no entanto, a preocupação com crimes como estupro de vulnerável e furto de fios na região. No início de novembro, o Diário noticiou que mais de 100 kg de fios de cobre e cabos de transmissão de dados foram apreendidos em Uberlândia durante uma operação de fiscalização e repressão a crimes de furto, roubo e receptação.

A força-tarefa mobilizou equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Receita Estadual e Procon Municipal. No total, 10 estabelecimentos que atuam com reciclagem e atividades similares foram visitados pelas autoridades. Segundo a PM, os alvos adquirem fiação e outros materiais sem origem comprovada para revenda.

O Tenente Fernando Reis destaca que o furto de fios de cobre tem sido um desafio crescente para os órgãos responsáveis. "Estamos estudando formas de enfrentar esse problema, buscando parcerias e estratégias já aplicadas em outras regiões, que conseguiram frear o avanço dos casos. Nossas operações resultam em prisões, mas a reincidência desses infratores é uma dificuldade no combate", destaca o Tenente Coronel.

O policial reforça que o problema tem incomodado a sociedade, já que prejudica os serviços de telecomunicações. “Temos estudado esse problema, observado sua ocorrência em todo o país e buscado formas de enfrentá-lo, não apenas pela atuação da PM, mas contando com instituições parceiras também. Vamos encontrar o melhor caminho para lidar com essa situação”, completa. 

 

ESTUPRO
Em relação aos dados relacionados a casos de estupro, de janeiro a novembro de 2023, foram registrados 45 casos, enquanto em todo o ano de 2022, houve 46 registros. O levantamento aponta que o ano com o maior número de casos foi 2010 (primeiro ano registrado na pesquisa), com 188 registros. Este ano de 2023, até o momento, apresenta o menor índice já registrado.

Quanto ao estupro de vulnerável, o Coronel Fernando Reis ressalta que a prevenção não é simples, mas acredita que o envolvimento de toda a sociedade é essencial para combater o delito. “Muitas vezes esse crime, que é complexo e na maioria das vezes ocorre no ambiente familiar, conta com a conivência de pessoas próximas à vítima".

“Existem estudos que comprovam o baixo percentual de notificação do estupro de vulnerável. É um problema sério que demanda enfrentamento. A PM tem se concentrado na ação preventiva desse fato, que frequentemente ocorre dentro dos lares, envolvendo agressores que estão na esfera de confiança da vítima”. 

Conforme o policial, em muitos casos registrados, o crime já acontecia há um tempo considerável e dentro de casa.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Idoso que oferecia dinheiro para manter relações sexuais com adolescentes é preso em Uberlândia

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90