Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/11/2023 às 16h55min - Atualizada em 27/11/2023 às 16h55min

MPF abre investigação contra companhia aérea que recusou embarque de cão-guia em voo no aeroporto de Uberlândia

Passageira denunciou situação envolvendo a empresa Latam; direito é garantido por lei

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Os esclarecimentos solicitados sobre o incidente devem ser respondidos em até 15 dias | Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

O Ministério Público Federal (MPF) deu início, na última quarta-feira (22), a uma investigação sobre dificuldades enfrentadas por uma passageira com seu cão-guia, no Aeroporto de Uberlândia, ao embarcar em um voo da Latam. O inquérito visa examinar os procedimentos da empresa e o comportamento dos funcionários envolvidos no incidente.


O caso ocorreu após a presidente da Associação Brasileira da Síndrome de Wolfram, Rafaela Lopes, participar, no último dia 13, como palestrante do II Fórum Novembro Branco e Vermelho: Saúde da Audiovisão e Acessibilidade, onde compartilhou suas experiências e desafios na inclusão de pessoas com surdocegueira no país.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

A palestrante utilizou as redes sociais para relatar a situação que passou no aeroporto. Segundo ela, a entrada de seu cão-guia só foi autorizada após intervenção de um advogado, gerando um desgaste a ela. Rafaela mencionou experiências similares em voos anteriores com a mesma companhia aérea.

 

O direito das pessoas com deficiência visual de serem acompanhadas por cão-guia em ambientes coletivos é garantido por lei, incluindo em meios de transporte. Qualquer tentativa de impedir ou dificultar esse direito configura discriminação, de acordo com a legislação.

 

Os esclarecimentos solicitados à Latam sobre o incidente devem ser respondidos em até 15 dias, incluindo a justificativa para a negação inicial do embarque do cão-guia, nomes dos funcionários envolvidos e medidas adotadas para prevenir casos semelhantes. Outras companhias aéreas também foram requisitadas a informar sobre treinamento de funcionários para lidar com passageiros com deficiências e casos de recusa de embarque de cães-guias.

 

Além disso, o MPF questionou a Infraero sobre a fiscalização da adesão das companhias aéreas às leis de embarque para passageiros, bem como sobre medidas para evitar situações similares.

O procurador da República Wesley Miranda Alves, responsável pelo inquérito, ressaltou que o episódio em Uberlândia evidencia os desafios enfrentados pela inclusão de pessoas com deficiência no Brasil, sendo um apelo público por dignidade.
“O vídeo divulgado por Rafaela nas redes sociais é um desabafo público e uma luta ampliada por dignidade, numa clara demonstração de que as barreiras enfrentadas por esses cidadãos ainda são uma realidade dolorosa”, disse o procurador.

Por meio de nota, a LATAM Brasil informou que prestará os esclarecimentos necessários ao Ministério Público Federal e reforçou que toda a documentação e procedimentos solicitados buscam garantir a segurança e integridade dos animais e passageiros transportados pela companhia. 


*Texto atualizado às 20h50 para acréscimo de informações.



VEJA TAMBÉM:


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90