Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/11/2023 às 16h00min - Atualizada em 23/11/2023 às 16h00min

Black Friday deve levar 80% dos consumidores às compras em Uberlândia; Procon dá dicas para evitar golpes e fraudes

Lojistas estimam aumento de até 50% nas vendas durante o período

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Comerciantes preparam descontos de até 70% para a próxima sexta (24) | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Black Friday deve movimentar o comércio de Uberlândia nesta semana. Um levantamento feito pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) revelou que 81% dos consumidores planejam realizar compras durante a ação promocional. Para evitar fraudes e golpes, o Procon de Uberlândia orienta redobrar os cuidados e investir em pesquisa.
 
Neste ano, a Black Friday acontece oficialmente no dia 24 de novembro, mas algumas empresas começam a oferecer descontos a partir da segunda semana; outras disponibilizam ofertas especiais durante todo o mês, como acontece na Zambeze, loja de calçados e bolsas.
 
A proprietária do estabelecimento, Cleide Pacheco, espera um acréscimo de 20% a 30% nas vendas durante o período de promoções. “Não consigo dar descontos em um dia ou uma semana por conta da demanda, muita gente não sabe, mas existe um planejamento anual para realizar a Black. Termino neste ano e já começo a programar a do ano que vem”, destacou a lojista.
 
Cleide explica que trabalha as ofertas inicialmente na loja física, dando até 50% de desconto, em seguida desenvolve campanhas para as vendas online, oferecendo promoções especiais e cupons para os clientes.
 
Quem também está otimista com a data é a proprietária da Ótica Tronconi, Renata Tronconi. Com a chegada do fim de ano, ela espera um aumento de até 50% nas vendas em comparação com 2022. “Temos ofertas atraentes, como óculos solares e armações com descontos significativos, de até 70%. Nossas promoções estão programadas para os dias 24 e 25 de novembro”, explica.
 
COMÉRCIO
Com a expectativa de grande movimentação, a gerente de Soluções e Negócios da CDL, Renata Barbosa, destaca que o crescimento da procura deve ser 36,6% superior ao ano passado. “É um número muito expressivo e interessante por parte dos consumidores. Isso mostra que eles estão dispostos a comprar e esperam muito da Black e também do natal. Os lojistas podem ficar animados, pois as compras vão acontecer”, destaca.
 
Segundo o levantamento da CDL, a maioria das pessoas pretende gastar o mesmo valor do ano anterior, que é de R$ 500 em média. Renata ainda explica que as compras estão direcionadas para eletrônicos (48,9%), vestuário (36,2%), utilidades para o lar (36,2%), eletrodomésticos (34%), calçados (27,7%) e cosméticos/perfumes (14,9%). 
 
“A maioria das compras é realizada em forma de cartão e parcelado, o que ajuda muito o consumidor. As ofertas a prazo com descontos reais são muito atrativas para o consumidor”, aponta.
 
Quanto à segurança, Renata recomenda cuidado na hora dos gastos. “O consumidor precisa ficar atento a ofertas que sejam reais, para que essa Balck não seja uma ‘fraude’ como as pessoas costumam brincar. Também cabe ao empresário prestar atenção no que realmente pode conceder de descontos, para que não haja problemas e seja positivo para as duas partes”, finaliza.
 
DIREITOS DO CONSUMIDOR
A engenheira civil Cecília Rios já aproveitou alguns descontos que encontrou pela internet para adquirir produtos para Madame, a cachorrinha dela. “Comprei uma coleira nova que achei em promoção nas lojas online. Mas para mim, estou de olho em roupas e, se encontrar, alguma decoração para o fim de ano na minha casa”.
 
Em relação a compras realizadas em lojas online ou físicas, o superintendente do Procon de Uberlândia, Egmar Ferraz, adverte sobre possíveis armadilhas. Ele explica que a principal irregularidade está ligada a propaganda enganosa. “Nesse momento é comum anunciarem promoções sem de fato existirem. Muitas vezes o preço está igual ou até mais alto do que antes da Black”.
 
Outro ponto, segundo o profissional, é a falta de informação em relação ao parcelamento. Egmar explica que o consumidor tem direito de saber todos os detalhes em relação a taxa de juros e valor final do produto, porém, muitas vezes as informações são omitidas pelos estabelecimentos.
 
Para evitar golpes, Ferraz recomenda planejamento, cuidado com os meios de pagamento e atenção aos detalhes dos parcelamentos. “É essencial que os consumidores pesquisem antes da Black Friday, comparando preços para identificar as verdadeiras promoções”. O superintendente alerta também para que as pessoas tenham consciência e evitem compras compulsivas, para que não afete o orçamento familiar.
 
Caso algum cidadão tenha passado por problemas envolvendo compras, é possível procurar o Procon Uberlândia através de seus canais oficiais, tanto pelo Disque Procon 151, ou pelo
Fale Procon. “O consumidor também pode buscar nas redes sociais onde está localizado o Procon Móvel, para ser atendido. Durante a semana final de novembro, a van estará na praça Tubal Vilela.


 
Na Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor, compras em sites falsos e aquisição de produtos falsificados são os principais registros. Por isso, durante a Black Friday, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) alerta para possíveis golpes.
 
O órgão recomenda pesquisa prévia e reflexão sobre a necessidade das compras, atenção ao valor real dos produtos para evitar falsos descontos, observação de detalhes como juros e prazos de entrega desde o início da compra, e verificação antecipada de preços para evitar estratégias enganosas. Ofertas com preços muito abaixo do mercado também devem ser analisadas com cautela, já que podem indicar possíveis fraudes.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
SHOPPINGS PROMOVEM AÇÕES
Os shoppings de Uberlândia também promovem ações promocionais durante a Black Friday.
 
No final de semana, o Uberlândia Shopping realiza o evento "Bazar", reunindo diversas marcas com descontos de até 70%. Entre os produtos estão itens de moda feminina, masculina e infantil até artigos de perfumaria e acessórios para viagem, como malas e mochilas. O bazar acontece no piso 2, ao lado da loja Milky Moo, durante o horário de funcionamento do shopping.
 
Já o Center Shopping realiza o evento "Week Tudooo". Até o dia 26, os consumidores poderão aproveitar ofertas com até 70% de desconto. A cada R$800,00 em compras realizadas nas lojas, entre 14 de novembro e 31 de dezembro, os clientes receberão 1 cupom para participar do sorteio de uma caminhonete Ram Rampage 0km.
VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90