Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
16/11/2023 às 08h00min - Atualizada em 16/11/2023 às 08h00min

Temporal com chuva de granizo e ventos de até 76 km/h provoca estragos em Uberlândia

Corpo de Bombeiros atendeu a pelo menos 12 ocorrências relacionadas a queda de árvores na tarde desta quarta (15)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Árvore caiu no cruzamento da Rua São Bernardo com Rua Pedro Ivo, no bairro Lagoinha I Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O temporal que atingiu Uberlândia neste feriado de Proclamação da República causou diversos estragos pela cidade. Segundo informações da Prefeitura e da Defesa Civil, em aproximadamente 1 hora, foram registrados 50 mm em alguns pontos, com rajadas de vento que chegaram a 76 km/h. Alguns bairros ficaram sem energia. 

O Corpo de Bombeiros atendeu a pelo menos 12 ocorrências de quedas de árvores durante o vendaval na tarde desta quarta-feira (15). Do total, duas caíram sobre residências e as outras foram derrubadas em via pública. Moradores registraram imagens que mostram o impacto da precipitação com granizo.

VEJA VÍDEO:

Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

De acordo com o balanço dos Bombeiros, foram registradas quedas de árvore nas ruas Miguel Domingos de Oliveira, no Morada Nova, na Rua Tenente Lucas, no presidente Roosevelt, e também na Rua Augusto César, na região do Tabajaras.

Outros locais que também registraram quedas foram a Alameda Arnoldi de Almeida Castro e a Rua Aldorando José de Souza (Lagoinha), Rua João Balbino (Santa Mônica), Rua Luiz Ferreira Lima (São José), Avenida Rural (Jardim Brasília), Avenida João Vinte e Três (Saraiva) e Chácaras Douradinho.

As ocorrências de queda de árvores sobre residências foram registradas na Rua Polca (Guarani) e na Rua São Bernardo (Carajás). Também houve pontos de alagamento, como na Av. Rondon Pacheco (confira no vídeo abaixo):


Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Por meio de nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que foram causados diversos danos à rede elétrica, o que provocou a interrupção do fornecimento para clientes em vários pontos da cidade. A empresa esclareceu que a grande maioria dos consumidores afetados tiveram a energia restabelecida ainda na tarde desta quarta (15).

Segundo a Cemig, os trabalhos prosseguiram na madrugada e seguem nesta manhã desta quinta (16) para atender casos pontuais localizados muitas vezes na instalação do cliente. A cia ressalta ainda que, no caso de cabos partidos, as pessoas não devem se aproximar e, se possível, evitar que outras pessoas se aproximem.

A recomendação, em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, é telefonar imediatamente para o Fale com a Cemig, no telefone 116, que funciona 24 horas por dia. Se uma árvore cair na frente de alguma residência, a recomendação é nunca tentar retirá-la ou cortá-la, e chamar o corpo de bombeiros para a retirada da vegetação caída.

Ainda de acordo com a Cemig, em muitos casos, no meio da árvore ao solo, pode existir um cabo partido da rede elétrica que pode estar energizado e escondido no meio dos galhos e, ao tentar fazer a retirada, a pessoa pode sofrer um choque elétrico de até 13.800 volts, com risco de morte ou graves queimaduras.


MANUTENÇÕES
A Prefeitura de Uberlândia emitiu um comunicado informando o empenho de equipes para garantir a limpeza das vias e promover os reparos de áreas afetadas pelo temporal e chuva de granizo ocorridos durante o feriado. Equipes da Defesa Civil e das secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Sustentabilidade foram destinadas para os atendimentos mais emergenciais.

A Defesa Civil foi acionada para atendimento na Avenida Aldo Leão Borges, onde o vendaval provocou danos na cobertura  de estrutura metálica de uma empacotadora de carvão vegetal. Já no encontro das avenidas Espanha e Europa foi registrada queda do muro de uma residência. Nas ocorrências, não houve vítimas, somente danos materiais. Outras ocorrências de destelhamentos e outros riscos em alvenarias seguem sendo atendidas em apoio às famílias afetadas. 

As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade foram acionadas e atuaram na remoção de árvores e galhos, juntamente com mão de obra do Horto Municipal e Corpo de Bombeiros. Já a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes iniciou a atuação com cones e cavaletes em reforço a sinalização ao longo da Rua Augusto César, incluindo o cruzamento com Rua Carajás, e entre a Rua Cesário Alvim com Rua Quintino Bocaiúva. A pasta de Serviços Urbanos realiza monitoramento para envio de equipes de limpeza onde for preciso.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Uberlândia registra, em média, sete casos de furtos ou roubos de celulares por dia; saiba como bloquear o aparelho

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90