Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/11/2023 às 12h00min - Atualizada em 15/11/2023 às 12h00min

Uberlândia registra, em média, sete casos de furtos ou roubos de celulares por dia; saiba como bloquear o aparelho

De janeiro a outubro deste ano, cidade teve 2,3 mil ocorrências dos crimes

JUAN MADEIRA | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc) realizou 14.578 procedimentos que deixam os telefones móveis inutilizáveis | Foto: Agência Brasil

Dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apontam que, entre janeiro e outubro deste ano, Uberlândia registrou mais de 2,3 mil ocorrências de furtos e roubos de celulares, sendo uma média de sete casos por dia. Para combater a venda e uso ilegal dos aparelhos produtos de crime, desde 2018, a Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc) realizou 14.578 procedimentos que deixam os telefones móveis inutilizáveis. Confira abaixo como utilizar a ferramenta de segurança. 

 

Ainda de acordo com o levantamento, nos primeiros dez meses de 2023, foram computados 1.637 casos de furtos e 730 ocorrências de roubos. Em comparação ao ano de 2022, houve uma queda no número de registros. Durante o mesmo período do ano passado, a cidade teve 3.187 ocorrências, sendo 2.200 furtos e 987 roubos de aparelhos.

 

Conforme dito pelo chefe da assessoria da 9ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (9ª RPM), capitão Rodrigo Lopes, a queda na quantidade de casos se deve, principalmente, ao exercício de prevenção feito pela corporação. “Temos priorizado o trabalho preventivo para combater os crimes envolvendo aparelhos celulares. Atuamos com estratégias de patrulhamento intenso em áreas críticas, focando em locais com histórico de ocorrências”, explica. 

 

O capitão reforça ainda a necessidade de conscientizar a população sobre medidas de segurança, como evitar caminhar em áreas pouco movimentadas e ficar distraído ao manusear o celular em público. “Estamos sempre presentes, especialmente durante a noite, quando os riscos são maiores, mas a colaboração da comunidade é importante para fortalecer a segurança pessoal, o que pode ser um grande apoio para a atuação da polícia”.

 

FUI ROUBADO, E AGORA?

Caso tenha sido vítima de algum dos crimes, o cidadão pode tomar algumas atitudes para tentar recuperar o aparelho, aponta o militar Rodrigues Lopes. “É possível utilizar ferramentas de rastreamento ou bloqueio remoto em caso de perda ou roubo. Além disso, adicionar senhas ou mecanismos de autenticação biométrica dificulta o acesso ao aparelho. Mas, o fundamental é procurar a Polícia Militar o quanto antes e registrar o boletim de ocorrências”.

 

Segundo o delegado da Polícia Civil, Gustavo Anai Abrahão, é indicado que a vítima informe a maior quantidade possível de informações no boletim de ocorrência para que seja possível identificar o celular. “É importante, principalmente, apontar a Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), que consta na caixa do produto. Isto porque, numa ocorrência futura, se for localizado o celular, com o IMEI registrado é mais fácil localizar o dono”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

C-BLOC

As autoridades também aconselham que as vítimas acionem a Central de Bloqueio de Celulares (Cbloc) para realizar o bloqueio do celular. Além de impedir que os autores utilizem o aparelho para entrar nos aplicativos e praticar outros crimes, o procedimento impede que o telefone seja vendido de forma ilegal. 

 

“Ao bloquear o material, a pessoa preserva suas informações pessoais e contribui para a redução dos roubos, já que um aparelho sem possibilidade de ativação em operadoras perde valor de mercado no mundo do crime. O método é bastante eficaz em relação ao bloqueio, porém quando ele é feito, não é mais possível rastrear o celular”, explica o delegado Gustavo Anai Abrahão

 

Desde sua implementação em 2018 até setembro de 2023, a Cbloc inutilizou um total de 14.578 aparelhos em Uberlândia. No ano de lançamento da ferramenta, foram bloqueados oito aparelhos. O número disparou em 2019, chegando a 12.197 bloqueios, justificados, em grande parte, pela retenção de uma carga roubada naquela época.

 

Em 2020, 2021 e 2022, a Central bloqueou 1.149,  919 e 184 celulares, respectivamente,  Neste ano, até setembro, foram realizados 121 procedimentos. Nas cidades da região, Uberlândia é a que teve mais celulares inativados, com 1.224, de 2021 até 2023. No mesmo período, os municípios que aparecem em seguida são Uberaba (98), Ituiutaba (58), Patos de Minas (30) e Araguari (1).

 

COMO UTILIZAR

Após registrar a ocorrência policial, a vítima deve acessar o site da Cblock, clicar em bloquear, ler e aceitar os termos sobre o bloqueio. Em seguida, deve selecionar se deseja bloquear o aparelho por meio do número do celular ou por meio da Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), caso o aparelho não seja vinculado a uma operadora. A Central reforça que é preciso anexar o registro de eventos de defesa social (REDS) no formulário.

 

ROUBO OU FURTO

De acordo com o Tribunal de Justiça, o furto é a subtração do patrimônio sem que haja violência. O código penal prevê para este tipo de crime uma pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. Já o roubo é um crime mais grave e acontece mediante grave ameaça ou violência. Neste caso, a pena é de 4 a 10 anos e multa.



VEJA TAMBÉM:
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90