Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
12/11/2023 às 09h00min - Atualizada em 12/11/2023 às 09h00min

Projeto cultural promove oficinas, palestras e espetáculos gratuitos em Uberlândia

Iniciativa do Grupontapé de Teatro conta com teatro e atividades formativas em novembro e dezembro deste ano; veja a programação

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Espetáculo "Tempo de Águas" faz parte da programação cultural do Grupontapé I Foto: Thaneressa Lima

O Grupontapé de Teatro vai promover uma série de atividades artístico-culturais gratuitas em Uberlândia e outras cidades nos meses de novembro e dezembro. Ao todo, serão apresentados 22 espetáculos, 13 oficinas, 10 palestras e cinco seminários em 11 municípios diferentes. A programação faz parte do projeto "A Cultura e o Amanhã - Caminhos do Desenvolvimento".

 

Além de Uberlândia, o grupo vai passar pelas cidades mineiras Belo Horizonte, Jeceaba, Nova Ponte, Ouro Fino, Pirapora, Rio Piracicaba, São Gonçalo do Rio Abaixo e Uberaba. No estado de Goiás, o município de Ipameri será contemplado, bem como Santos, no estado de São Paulo.

 

O projeto começou nesta quinta-feira (9) em Uberlândia, com a oficina "Jogos Teatrais". Na iniciativa, três turmas, de crianças, adolescentes e jovens adultos têm a oportunidade de participarem das aulas que contemplam jogos lúdicos de improvisação, criatividade, estratégia e trabalho em grupo, para possibilitar aprendizado, socialização, diversão e desenvolvimento pessoal. A oficina acontece até o dia 9 de dezembro e as inscrições seguem abertas.

 

Além da oficina, a população de Uberlândia terá a oportunidade de assistir novamente ao espetáculo “Tempo de Águas. Um clássico do Grupontapé, que ficará em cartaz nos dias 17, 18, 19, 25 e 26 de novembro, na Escola Livre do Grupontapé de Teatro, sendo sexta e sábado, às 20h, e domingo às 19h. A entrada para assistir ao espetáculo será gratuita e a retirada das senhas (ingresso) será sempre uma hora antes do início do espetáculo, na bilheteria do teatro.

 

“Todas as apresentações são abertas ao público e o grupo disponibiliza reserva de lugares para cadeirantes, cadeiras para pessoas idosas ou com mobilidade reduzida, intérprete de libras e audiodescrição. No caso das oficinas e seminários também haverá acessibilidade de acordo com a necessidade indicada nos formulários de inscrição”, disse Katia Bizinotto, coordenadora do projeto.

 

O PROJETO

A iniciativa do grupo teatral reúne um conjunto de atividades artístico-culturais com espetáculos de diferentes linguagens e atividades formativas do repertório do Grupontapé, todos gratuitos e voltados para diferentes públicos. Segundo Katia Bizinotto, “A Cultura e o Amanhã – Caminhos do Desenvolvimento” foi criado com o intuito de apresentar a cultura como indutora do desenvolvimento humano, contemplando a melhoria das competências e habilidades, favorecendo o potencial de empregabilidade no país, juntamente com o entendimento sobre a importância da relação ser humano-meio ambiente.

 

Cada cidade visitada terá uma programação própria, montada a partir do diálogo com agentes culturais locais, cumprindo a missão do Grupo que é promover o desenvolvimento humano por meio do teatro.

 

No repertório, o grupo de Uberlândia leva na bagagem os espetáculos: Tempo de Águas, Balaio Popular e Consciência Positiva; o seminário com o tema “A Cultura e o Amanhã - Caminhos do Desenvolvimento”; as oficinas: Teatro na Sala de Aula, Teatro e Autoconhecimento, Jogos Teatrais e Radionovela; e, como contrapartida social, a palestra “Arte e Trabalho” com a doação de exemplares do livro que conta sua trajetória: “Grupontapé  - A construção de uma maioridade”, escrito pelo ator e diretor Eduardo Moreira.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
 

PROGRAMAÇÃO EM UBERLÂNDIA

 

ESPETÁCULO TEMPO DE ÁGUAS

Uma mulher velha e uma mulher jovem. Confinadas por causa de uma tempestade, refletem sobre a condição de suas vidas em meio a atritos e entendimentos. Um encontro inesperado que traz à tona revelações de um universo feminino, sobretudo humano.

 

Texto: Patricia Zangaro | Direção: Inês Peixoto | Elenco: Kátia Bizinotto e Katia Lou| Duração: 55 min.

Indicação livre               

Datas: 17, 18, 19, 25 e 26/11

Horários:  Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Entrada Franca

Retirada de senha 1 hora antes do início na bilheteria do teatro.

 

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS

A oficina de jogos teatrais oferece jogos lúdicos de improvisação, criatividade, estratégia e trabalho em grupo, que possibilitam aprendizado, socialização, diversão e desenvolvimento pessoal. Turmas a partir de 07 anos.

 

Turma 1: Crianças

Público: 07 a 10 anos

Quando: 9/11 a 9/12 – terças e quintas

Horário: 08h às 10h30

*A inscrição deverá ser feita pelo responsável legal

 

Turma 2: Adolescentes

Quem: 11 a 15 anos

Quando: 9/11 a 9/12 - terças e quintas

Horário: 14h às 16h30

*A inscrição deverá ser feita pelo responsável legal

 

Turma 3: Jovens e Adultos

Quem: acima de 16 anos

Quando:  11/11 a 9/12 - sábados

Horário: 08h às 12h

*A inscrição de menores de 18 deverá ser feita pelo responsável legal

 

Local: Escola Livre do Grupontapé - Rua Tupaciguara, n° 471, Uberlândia


VEJA TAMBÉM:

Nova onda de calor é prevista para Uberlândia e região; temperatura pode atingir os 41ºC


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90