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20/10/2023 às 18h27min - Atualizada em 20/10/2023 às 18h27min

População do Morada Nova, em Uberlândia, reivindica asfaltamento e melhorias no bairro

Moradores da região relatam dificuldades enfrentadas por falta de estrutura no local

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Ruas esburacadas, com lama e terra, são problema constante durante o período chuvoso I Foto: ACERVO PESSOAL
A falta de ruas asfaltadas no bairro Morada Nova, na zona oeste de Uberlândia, é uma reclamação que perdura por anos na região. A ausência de estrutura na malha viária causa uma série de transtornos a quem vive no local. Moradores ouvidos pelo Diário relataram a existência de buracos nas vias, bem como a terra e a lama, agravadas no período de chuvas. As reclamações também englobam problemas como falta de iluminação e coleta de lixo.
 
O cuidador de idosos Eurípedes Manoel Mendes Júnior, de 34 anos, se mudou para o Morada Nova em abril deste ano. De acordo com ele, a adaptação ao local foi difícil no começo, devido à poeira existente nas ruas de terra do bairro. Ele conta que teve problemas de saúde nos primeiros meses, após ter tosse e espirros constantes, algo que não acontecia antes.
 
Segundo Júnior, a Prefeitura de Uberlândia já realizou serviços de patrolamento na região no passado, mas as manutenções não têm mais ocorrido com frequência. Próximo do período de chuvas, Eurípedes relatou que as ruas do Morada Nova já começaram a ficar esburacadas e com muita terra e lama, o que dificulta o fluxo de veículos e pedestres.


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“O Morada Nova é um bairro largado, esquecido. As ruas de terra são muito precárias e ficam com muito buraco, e quando é época de chuva, tem que escolher bem onde vai pisar. Às vezes não dá nem para sair de casa. Antigamente, a região era considerada zona rural, mas hoje é zona urbana. O mínimo que a Prefeitura tem que fazer é ter cuidado. Pagamos impostos como todo mundo, energia, taxa de lixo e IPTU”, disse.
 
Conforme relatado pelo morador, a coleta de lixo também tem problemas na região. Ele explica que o caminhão passa, mas quando há chuvas o veículo fica impossibilitado de passar nas vias, devido à grande quantidade de buracos e a lama da rua. Desse jeito, quem mora no Morada Nova precisa se deslocar com uma grande quantidade de lixo pela terra para ter o serviço garantido.
 
FALTA DE ILUMINAÇÃO
A uberlandense Carmem Cândida Ananias, de 52 anos, é residente do Morada Nova há 30 anos. Quando ela chegou à região, o local ainda não tinha iluminação. Hoje, mesmo com alguns postes instalados no bairro, ela conta que as ruas seguem muito escuras, gerando prejuízos e problemas para a população que reside por lá, além de prejudicar a segurança.
 
A condição das ruas também é outra reclamação da dona de casa. Quando o tempo fica seco, especialmente durante o inverno, a poeira sobe e traz dificuldades para Carmen limpar a casa e manter tudo em ordem. A sujeira também acarreta problemas de saúde. Depois de anos morando em meio a terra, a uberlandense passou a usar bombinhas para amenizar as crises alérgicas.
 
“É muita poeira. Quando a gente sai para trabalhar e chega no ponto de ônibus, já estamos todos sujos e com poeira. Quando chove, a rua vira uma barreira de terra e lama. As ruas ficam com muitos buracos. É uma luta para andar aqui, seja pedestre ou um carro. Isso prejudica até mesmo a coleta do lixo. O caminhão simplesmente não consegue chegar aqui, porque não tem como. Os buracos são tão grandes que cabem até uma criança lá dentro”, disse Carmem.
 
Ainda segundo Carmem, o transporte público na região do Morada Nova também deixa a desejar. Atualmente, o bairro é contemplado com apenas uma linha de ônibus, a A833, que faz o trajeto até o Terminal Canaã. O problema é que os veículos sempre chegam lotados, o que gera atrasos na vida dos trabalhadores. A falta de estrutura nos pontos de ônibus foram alvo de reclamações de vários moradores do local.
 
“De onde eu moro até o ponto de ônibus dá mais de um quilômetro. O ônibus chega cheio, e quem sofre é a população. A maioria dos pontos de ônibus não têm nem a casinha. Se estiver chovendo, vai se molhar. Infelizmente a Prefeitura só olha para o Morada Nova como uma área de recreio, mas ignora quem mora aqui há mais de 30 anos, como eu”, relatou.
 
PROBLEMAS PERSISTENTES
O caseiro Yago Vitor, de 28 anos, é morador do Morada Nova desde que era criança. Ele conta que os problemas no bairro sempre existiram, mas que pioram ano após ano. Vitor disse que já se acostumou com a poeira na casa e nas ruas, mas relatou que muitos visitantes costumam reclamar da sujeira na região.
 
Assim como nos casos de Eurípedes e Carmem, Yago conta que uma das principais queixas de quem mora na região são as ruas esburacadas nos períodos chuvosos. Segundo ele, o transporte público também precisa ser melhorado.
 
“Tinha que existir uma linha expressa direto para o Centro. O que tem aqui faz apenas para o Terminal Canaã. Tem que ir até lá, e depois pegar outro ônibus para chegar no Centro. O ônibus está sempre lotado e não tem a cobertura. Se estiver chovendo a gente se molha. Os problemas aqui pioram todo ano”, informou Yago.
 

POSICIONAMENTOS
A respeito da reclamação sobre a coleta de lixo, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) informou que a coleta de resíduos sólidos contempla todo o bairro Morada Nova. O que ocorre, segundo a autarquia, é que, em algumas vias, devido às condições da pavimentação, o caminhão não consegue circular pois colocaria em risco o equipamento, os colaboradores e até mesmo os próprios moradores.
 
O Dmae informou que, mesmo assim, os coletores percorrem a pé essas vias e fazem a coleta manualmente para não prejudicar nenhuma residência. Por último, recomenda aos moradores que deixem os sacos de lixo na lixeira apropriada, ou na porta de suas casas, nos dias e horários da coleta de lixo, para que estes sejam recolhidos, sem a necessidade de se deslocarem.
 
O Diário também fez contato com a Prefeitura de Uberlândia para obter um posicionamento do Município em relação à ausência do asfaltamento, bem como em relação às queixas dos moradores a respeito do transporte público e falta de iluminação em algumas ruas.
 
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que o bairro já foi contemplado com a modernização da iluminação pública, com projetos aprovados seguindo critérios técnicos estabelecidos pela NBR 5101/2018, mas vai enviar fiscais para averiguar a situação no local. A Secretaria também reforçou que, em caso de furto ou necessidade de manutenção, os moradores podem entrar em contato com o canal exclusivo de manutenção da concessionária do serviço, pelo 0800 006 1739.
 
Com relação à infraestrutura de vias, a Secretaria Municipal de Obras esclarece que o serviço de patrolamento é realizado no Morada Nova, periodicamente, para manutenção de boas condições de acesso e trafegabilidade da população. A pasta também reforça que busca soluções para a pavimentação das vias do bairro, uma vez que o serviço depende de disponibilidade orçamentária do município.
 
Quanto ao serviço de transporte público, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) esclareceu que a linha que atende o bairro faz integração com o Terminal Canaã, com viagens a cada 15 minutos no horário pico e de 20 minutos entre picos, totalizando 48 viagens em dias úteis. A Settran informou que, com a integração ao Terminal Canaã, o usuário pode realizar seu deslocamento por diversas localidades por meio da integração do Sistema Integrado de Transporte (SIT). Sobre a disposição dos pontos de ônibus, a Settran disse que vai enviar equipe para fazer uma avaliação.
 
Durante a apuração, alguns moradores da região também citaram a ausência de ligação de energia em algumas ruas, como a Manoelina da Silva Mendes. A produção procurou a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) para obter um posicionamento sobre o assunto. 

Por meio de nota, a Cemig esclareceu que o serviço de iluminação pública é de responsabilidade das prefeituras municipais desde janeiro de 2015. Informou ainda que 
a rua mencionada possui rede elétrica da Cemig disponível para novas ligações e não há pedido pendente de atendimento para essa via. Para solicitar ligação da energia o interessado deve acessar os canais de atendimento da Cemig por meio do Aplicativo Cemig Atende ou pela Agência Virtual no site da empresa (www.cemig.com.br), além de outras possibilidades como nos aplicativos WhatsApp (pelo número 31-3506-1160).


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