Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/10/2023 às 17h11min - Atualizada em 20/10/2023 às 17h11min

Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes começa na próxima semana em Uberlândia

Rede pública vai ofertar imunização contra 19 doenças; público-alvo é de pessoas entre 0 a menores de 15 anos

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Campanha vai até o dia 3 de novembro I Foto: Cleiton Borges/Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia inicia, na próxima segunda-feira (23), a Campanha de Multivacinação para crianças e adolescentes. Serão reforçadas as ações para a imunização contra 19 doenças, incluindo a meningite, poliomielite, febre amarela, sarampo e HPV. O público-alvo são pessoas com idade entre 0 a menores de 15 anos.

 

“Todos os imunizantes desta campanha já são disponibilizados normalmente nas salas de vacina do município. No entanto, a cobertura vacinal está bem abaixo do esperado. Nosso objetivo é fazer uma busca ativa das crianças e adolescentes que não estão protegidas e, assim, alcançar um alto índice de vacinação. Esta é uma oportunidade de mobilização do público-alvo para a importância de manter o cartão de vacina em dia”, destacou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira.

 

No cenário epidemiológico do país, há preocupação com doenças antes consideradas controladas, como é o caso da poliomielite (paralisia infantil). Ainda conforme a coordenadora do Programa de Imunização, a importância da vacinação impacta diretamente em uma menor circulação de vírus e bactérias.

 

Para intensificar os esforços e atingir o propósito da campanha, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá ações de sensibilização na rede municipal de saúde e atividades de conscientização e vacinação nas escolas públicas da cidade. O cronograma de ações está em fase de elaboração e será colocado em prática durante o período da Campanha de Multivacinação.

 

Neste ano, a campanha em Uberlândia tem término previsto para o dia 3 de novembro, inclusive, com mobilização do Dia D de multivacinação em 28 de outubro. Uma cobertura vacinal considerada ideal pelo Ministério da Saúde compreende, no mínimo, 95% do público-alvo de cada vacina, contudo, a média de cobertura das doses que constam no calendário desse público está entre 60% e 75%.

 

A imunização acontece nas 74 salas de vacina da cidade. As salas das Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) funcionam das 7h30 às 16h30. Já os espaços existentes nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) têm atendimento das 7h30 às 18h, sendo que as salas das unidades dos bairros Roosevelt, Brasil e Tocantins ficam abertas das 8h até às 21h. Os ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) dos bairros Luizote, Planalto, Martins, Tibery e Pampulha também atendem das 8h às 21h.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Chuvas fortes e altas temperaturas são previstas para o fim de ano em Uberlândia; Prefeitura anuncia plano emergencial para o período


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90