Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/10/2023 às 12h00min - Atualizada em 22/10/2023 às 12h00min

Dia das Bruxas impulsiona comércio e deve aumentar vendas em Uberlândia

Lojistas do setor de festas e maquiagens esperam crescimento de até 40% na movimentação de clientes nos próximos dias

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Lojistas estimam aumento de até 40% nas vendas | Foto: Luan Borges/Diário de Uberlândia
Celebrado no dia 31 de outubro, o Halloween tem se tornado uma tradição cada vez mais comum e adorada entre os brasileiros. Conhecida como o Dia das Bruxas, a data promete aquecer o comércio de guloseimas, fantasias e maquiagens nos próximos dias em Uberlândia, registrando aumento de até 40% nas vendas, segundo lojistas ouvidos pelo Diário.

Dona da “Potokinha Fantasias”, Luciana Donizetti relatou que a procura por fantasias aumentou 30% em outubro, na comparação com outros meses do ano. Na próxima semana, que antecede o Dia das Bruxas, a expectativa é que o número de reservas e a movimentação de clientes chegue a 40%.

“O Halloween é uma época que movimenta muito o comércio, principalmente o de fantasias. O Dia das Bruxas é a segunda melhor época do ano para nós, perdendo para a Festa Junina, que é mais tradicional e costuma ter mais festas. Mesmo assim, as vendas e os alugueis crescem muito nessa época do ano”, disse.

Para atender a demanda do Halloween, Luciana precisou aumentar o quadro de funcionários neste mês. Em épocas normais, ela conta com duas atendentes para cada turno. Até o Dia das Bruxas, o empreendimento terá três profissionais de manhã e três colaboradoras no período da tarde. Segundo ela, a medida é necessária por trabalhar com fantasias próprias e também customizadas.

“Para 2023 nós investimos muito na personagem Wandinha, mas o pessoal costuma investir muito nas fantasias mais tradicionais. A fantasia da ‘morte’ sai muito, além do ‘palhaço do It’ e o ‘boneco Chucky’. Para essas fantasias, o pessoal costuma fazer a reserva antes, porque são fantasias que chamam a atenção e acabam mais rápido”, explicou Luciana.

DOCES OU TRAVESSURAS?
É impossível pensar no Halloween e não se lembrar na tradicional frase “doces ou travessuras”, tão comum em filmes e séries norte-americanos. No Brasil, quem comemora o Dia das Bruxas também procura por guloseimas nesta época do ano, incluindo balas, chocolates, chicletes, pirulitos e outros tipos de alimento.

A proprietária da “Loja Doce”, Juliana Almeida, contou que a procura por itens específicos de Halloween já aumentou no empreendimento. De acordo com ela, o mês de outubro é uma das melhores épocas para impulsionar os negócios, devido à realização também do Dia das Crianças, época em que muitas guloseimas também são comercializadas pensando na felicidade dos pequenos.

Na semana passada, a movimentação de clientes nas lojas aumentou 30%. Para esta e a próxima semana, Juliana acredita que as vendas vão chegar a uma elevação de 40% na comparação com outros meses, com exceção de abril, devido à Páscoa, a junho, devido às festas juninas e dezembro, devido ao Natal e Ano Novo.

“Desde o início do mês, muitas pessoas já começam a procurar adereços para o Halloween, principalmente empresas que fazem decoração. Quando vai se aproximando da data, começamos a vender mais fantasias, itens de decoração e também as guloseimas. A nossa loja tem todo o tipo de decoração para esta época do ano”, contou a empresária.

Assim como no caso de Luciana, Juliana também investiu pesado nas fantasias da personagem Wandinha, que ganhou notoriedade e popularidade após ter uma série original no fim do ano passado. Além disso, a Loja Doce também oferece outros tipos de fantasia que vão de bebês a adultos.

“A novidade desse ano é a Wandinha. Temos todos os vestidos dela de todos os momentos da série. Tem uma variedade grande de itens, são mais de 50 mil itens ativos para homens e mulheres. A gente trabalha muito com adereços, então se a pessoa quiser só uma máscara ou uma pintura, nós temos”, detalhou Juliana Almeida.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

MAQUIAGEM

Além dos doces e das fantasias tradicionais do Halloween, as maquiagens de personagens ajudam na caracterização para as festas do Dia das Bruxas. Seja uma maquiagem mais comum ou uma com apelo artístico, a procura por este tipo de serviço costuma aumentar consideravelmente nas datas próximas da festividade.

A maquiadora artística Sarah Cristiny conta que sua agenda está lotada para o restante do mês, algo que não costuma ocorrer em outros meses do ano. Aos 22 anos, ela começou a se aventurar na área quando tinha 13, ao ser apresentada para uma série de zumbi pelo próprio pai.

“É uma história engraçada, porque eu morria de medo de zumbis e coisas relacionadas ao Halloween. Quando eu vi os zumbis, fiquei interessada se eles eram feitos por efeitos especiais ou se era maquiagem. Eu descobri que era basicamente maquiagem e fiquei encantada. Foi aí que comecei a descobrir esse mundo e produzir conteúdo na internet sobre isso”, relembrou.

Quando completou 17 anos, a baiana se mudou para Belo Horizonte (MG) para cursar Estética. Durante sua graduação, Sarah continuou aperfeiçoando seus conhecimentos em maquiagem artística e realizou vários cursos focados na área. Há dois anos, ela veio para Uberlândia junto dos pais e focou na área de maquiagem profissional, artística e também no setor de tatuagens.

O primeiro Halloween dela como maquiadora artística profissional foi em 2022, com resultados que superaram suas expectativas. Segundo ela, Uberlândia é uma cidade com grande potencial para o Dia das Bruxas, seja no setor de estética, eventos ou de varejo. Desde então, ela tem se preparado para a edição de 2023.

“A procura é sempre muito boa. Eu divulguei meu trabalho ano passado, então não tenho a maior clientela do mundo, mas a agenda para este mês está lotada. Em outubro, eu não tenho nem tempo de respirar. As pessoas querem ver algo diferente e querem participar de festas à fantasia e concursos”, disse.

Questionada sobre os trabalhos mais solicitados, ela disse que a demanda é diversificada. “Muitas pessoas querem efeitos especiais, muito sangue. As mulheres querem mais uma maquiagem de terror misturada com o bonito, o glamoroso. Tem gente que quer fazer próteses mais elaboradas, é bem diversificado”, contou Sarah.

COSTUME DAS FANTASIAS

Se caracterizar de um personagem de filme ou série já virou uma tradição para a estudante de teatro Luana Rezende, de 21 anos. Em entrevista ao Diário, ela conta que a família participa de festas de Halloween desde que ela ainda era um bebê. Desde os 17, é ela quem produz as próprias fantasias para o Dia das Bruxas e outros eventos.

“Tudo começou com a minha mãe, que é costureira. Ela passou esse dom da costura de geração para geração. Ela produzia roupas para mim e minhas irmãs e todo Halloween a gente comemorava. Com o tempo, essa tradição foi acabando, mas quando comecei minha adolescência eu quis participar de novo por causa das festas. Eu comecei a produzir algumas fantasias com a ajuda da minha mãe”, disse.

Aluna da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Luana conta que a produção de fantasias e caracterização é algo que ela quer explorar mais no futuro. Para 2023, ela pretende se vestir de noiva de Frankenstein ou de algum personagem de Tim Burton, cineasta conhecido por seus filmes com temática de Halloween.

“Tenho a percepção de que as pessoas estão aderindo cada vez mais ao Halloween. Quando eu era criança, era uma coisa muito focada nos Estados Unidos, era muito raro ter festas. As festas agora têm crescido muito e vários eventos acontecem. Essa é uma oportunidade de se caracterizar, vestir o personagem. Eu pretendo levar isso para a minha vida na área que estou, principalmente para uma área de criacionismo para eventos”, revelou a estudante.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90