Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
15/10/2023 às 12h00min - Atualizada em 15/10/2023 às 12h00min

IBGE deve visitar mais de 200 casas em Uberlândia para pesquisa sobre a saúde da população

Objetivo é coletar informações sobre demografia, com foco na saúde de homens, mulheres e crianças

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Os entrevistadores do IBGE estarão portando crachá de identificação e dispositivo de coleta | Foto: Agência Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou, nesta semana, a coleta de informações para a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) 2023. Nos próximos meses, o órgão federal vai visitar aproximadamente 228 casas em 19 bairros de Uberlândia. O objetivo é apurar dados focados na saúde de homens e mulheres, bem como na nutrição de crianças.

A pesquisa do IBGE acontece em parceria com o Ministério da Saúde. De acordo com o coordenador de área do órgão, Daniel Nunes de Souza, esta é a quarta rodada da pesquisa no país, que já teve edições nacionais em 1986, 1996 e 2006, mas será a primeira conduzida pelo instituto. A divulgação dos primeiros resultados está prevista para ocorrer no último trimestre de 2024.

Em entrevista cedida ao Diário, Souza informou que os colaboradores vão passar por bairros em todos os setores da cidade. Alguns deles são o Santa Rosa, Pacaembu, Jaraguá, Jardim Brasília e Élisson Prieto (Glória). A agência de Uberlândia também ficou responsável por fazer a coleta em 24 domicílios de Tupaciguara, nos bairros Boa Vista e Distrito de Bálsamo.

Os entrevistadores do IBGE estarão portando crachá de identificação e dispositivo de coleta. É possível confirmar a identidade do agente no site “Respondendo IBGE” ou pelo telefone 0800 721 8181. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula ou CPF do entrevistador.

“Os domicílios são selecionados por amostragem estatística. Serão 133 mil domicílios no país todo, é uma pesquisa de abrangência nacional. A seleção é feita por um método estatístico, mas os domicílios são selecionados aleatoriamente, de acordo com os alvos da pesquisa, que a gente chama de setores”, explicou o coordenador.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

METODOLOGIA
Conforme relatado por Daniel Nunes de Souza, a PNDS 2023 vai abordar um conjunto de perguntas específicas para moradores em idade reprodutiva (homens de 15 a 59 anos e mulheres de 15 a 49 anos), que serão selecionados para respondê-las. As perguntas gerais buscam identificar as características básicas e de condições de vida dos residentes e do domicílio.

As perguntas para os moradores selecionados abordam temas como a avaliação do estado de saúde e satisfação com o atendimento no serviço de saúde, situações da vida familiar como uniões, planejamento reprodutivo, filhos, realização de pré-natal, conhecimento e uso de métodos contraceptivos, entre outros.

Na entrevista, a temática de saúde começa com a captação da percepção dos informantes sobre seu estado de saúde físico e mental, a procura por atendimento em unidades básicas de saúde e, em caso de acesso a esse atendimento, a avaliação do atendimento recebido.

O tema da fecundidade é abordado a partir do registro das informações de todos os filhos tidos por homens e mulheres. Já no campo da contracepção, investiga-se o conhecimento de vários tipos de métodos contraceptivos, assim como, a decisão de utilizá-los e as formas de obtenção. Também se aborda as intenções futuras de homens e mulheres sobre ter filhos, sua percepção do número ideal de filhos e outras informações relativas ao planejamento reprodutivo.

Há um módulo específico para tratar sobre o pré-natal e parto realizado pelas mulheres, de forma a identificar se os protocolos de pré-natal estão sendo feitos, se a mulher teve gravidez de risco, qual era o desejo inicial sobre o parto e qual tipo de parto foi realizado, entre outras informações. O tema de pré-natal também é abordado para o homem, na busca de saber se houve participação e a intensidade dessa participação, assim como se houve acompanhamento do pai no parto.  

Também são abordados temas como a saúde e nutrição das crianças de até cinco anos de idade. São levantados dados sobre alimentação, hábitos de uso de telas, atividades do desenvolvimento da criança e sobre o acometimento de doenças frequentes na infância (febre, tosse, diarreia, infecções respiratórias agudas). Para as crianças de até 3 anos, são coletadas informações sobre exames de triagem neonatais (teste do pezinho, orelhinha, olhinho e coraçãozinho), além do registro das vacinas tomadas. 

Em cada domicílio, será selecionado um homem e uma mulher de acordo com os critérios definidos pela pesquisa para responder ao questionário. De acordo com o coordenador do IBGE, o órgão vai perguntar, pela primeira vez, a orientação sexual e a identidade de gênero dos brasileiros.

“O principal objetivo é verificar a percepção da população em relação ao sistema público de saúde e também sobre a nutrição na infância. São perguntas que vão abordar questões de saúde sexual e identidade de gênero. Isso tudo será encaminhado ao Ministério da Saúde, para que o órgão possa direcionar políticas públicas para crianças, gestantes, homens e mulheres”, disse Daniel.

Alguns dos temas da pesquisa atual já foram investigados em outros levantamentos realizados pelo IBGE, como a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e módulos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua).

 
VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90