Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
28/09/2023 às 08h55min - Atualizada em 28/09/2023 às 09h16min

Homem que matou a ex-esposa a facadas é condenado a 24 anos de prisão

Diego Mendes Pireth assassinou Wellen de Cassia Cardoso em julho do ano passado

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Wellen já havia sido vítima de sequestro por parte do autor I Foto: Reprodução/Redes Sociais

Diego Mendes Pireth, acusado de matar a ex-esposa a facadas em julho de 2022, foi condenado a 24 anos de prisão em regime fechado por feminicídio qualificado. Wellen Kassia Cardoso de Melo, de 34 anos, foi morta pelo autor dentro de um apartamento em Uberlândia na frente do filho do casal, de apenas 9 anos. Antes do crime, a mulher já havia sido sequestrada e mantida em cárcere privado por Pireth.

A condenação dele aconteceu na noite desta quarta-feira (27). De acordo com informações obtidas pela produção, Diego foi a júri popular no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 
Diego Mendes Pireth segue detido no presídio Professor Jacy de Assis desde o dia 13 de julho de 2022.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

No dia do crime, a irmã de Diego relatou aos militares que ele a procurou por volta das 19h40 em um veículo, acompanhado do filho, no bairro Monte Hebron. O autor entregou a criança a ela e disse: “cuida dele pra mim que vou fugir”. Segundo a testemunha, o suspeito tinha marcas de sangue nas roupas e saiu logo em seguida.

A cunhada da vítima contou aos militares que acionou os pais do casal, relatando a situação e que, logo depois, se deslocou até o endereço de Wellen Kassia. O apartamento estava trancado e foi necessária a intervenção de um chaveiro para abrir a porta. A mulher foi encontrada caída ao chão ensanguentada. Segundo o boletim de ocorrência, havia pegadas em meio ao sangue, um chinelo infantil e uma faca, de aproximadamente 24 cm, próxima à cabeça da vítima.

Segundo a PM, imagens de câmeras de segurança do condomínio revelaram que o casal chegou ao prédio por volta das 16h. Uma moradora vizinha disse ter ouvido gritos da criança dizendo "para pai, para", mas que logo em seguida não ouviu mais nada. O suspeito e a criança, de acordo com as imagens, deixam o prédio por volta das 19h. O autor foi flagrado carregando uma mala de mão e uma mochila nas costas, entrando em um veículo. A mãe de Diego também foi ouvida pelos policiais militares e disse que naquele mesmo dia, o casal tinha ido até a residência dela, onde almoçaram. Por motivos fúteis, segundo a sogra da vítima, os dois teriam iniciado uma discussão e ido embora.


SEQUESTRO
Ainda de acordo com a PM, os crimes de Diego começaram ainda em 2013, quando o autor passou a agredir e ameaçar Wellen. Em 2020, o acusado sequestrou a mulher e o filho com a ajuda de quatro comparsas. 

"A esposa, cansada da situação, se separou dele em 2020 e em maio, ele sequestrou a ex-esposa e o filho e os manteve em cárcere privado durante 30 horas. Ele cumpriu um ano e cinco meses de prisão e estava solto há três meses. A vítima deu uma segunda chance a ele, e ele retornou para o convívio familiar", disse.

O crime registrado em 15 de maio de 2020 aconteceu por motivo passional. Os criminosos quebraram a porta da sala da casa e amarraram a mãe e a filha de Wellen, apontando as armas em direção às cabeças. Diego encontrou a vítima e a arrastou para fora da residência, juntamente com o filho do casal. Uma testemunha afirmou que o homem gritava o tempo todo para que a mulher reatasse o relacionamento com ele.

Após uma operação realizada para localizar o criminoso e as vítimas, os militares conseguiram prender Diego Pireth e resgatar Wellen e o filho. Em junho de 2020, o criminoso foi indiciado pela Polícia Civil e denunciado pelo Ministério Público Estadual (MPE) pelos crimes de ameaça, sequestro, violência doméstica e descumprimento de medida protetiva.



VEJA TAMBÉM:

Mulher é esfaqueada e morta pelo companheiro na frente do filho em Uberlândia; vídeo mostra fuga do autor


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90