Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/09/2023 às 11h10min - Atualizada em 22/09/2023 às 11h10min

Tarifa de eixos suspensos para veículos de carga entra em vigor na próxima semana na BR-050

Medida visa coibir isenções indevidas no trecho entre Delta (MG) e Cristalina (GO)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Segundo o diretor superintendente da Eco050, o processo de verificação não trará prejuízos ao tempo de viagem dos usuários I Foto: Eco050/Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (25), a concessionária Eco050 passará a cobrar tarifa pela totalidade dos eixos, suspensos ou não, de todos os veículos comerciais com carga que passarem pelas seis praças de pedágio ao longo dos 436 quilômetros da BR-050, entre Delta (MG), no Triângulo Mineiro, e Cristalina (GO).

O sistema é similar ao já implantado em 2022 nas BRs 364 e 365, entre Jataí (GO) e Uberlândia, pela concessionária Ecovias do Cerrado. Para fazer a cobrança na BR-050, a Eco050 fará a conferência de cargas por checagem visual ou por meio de consulta, através da base de dados oficial das Secretarias de Fazenda, Receita, Economia ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, ao Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), que é um documento fiscal eletrônico, com validade jurídica, que traz informações sobre origem, destino e tipo de produtos transportados.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Caso esteja com a carga visível, o motorista será tarifado pela totalidade dos eixos do veículo ao passar pela praça de pedágio carregado. Não sendo possível a conferência de forma visual, como nos casos de carrocerias fechadas, será cobrada tarifa se for constatada a existência de MDF-e em aberto. Conforme determina a legislação, somente veículos vazios estão isentos da cobrança da tarifa sobre eixos que não tocam o solo.

O Diretor Superintendente da Eco050, Matheus Fernandes, explica que o processo de verificação do Manifesto não trará prejuízos ao tempo de viagem dos usuários. “Assim que o veículo entra na pista da cabine manual, câmeras inteligentes fazem a leitura da placa e, de forma automática, apontam no sistema a existência ou não do documento em aberto. Nas pistas automáticas, a leitura também ocorrerá de forma instantânea, no momento da passagem. Por isso, é muito importante que a empresa ou motorista responsável dê baixa no MDF-e quando o transporte da carga for finalizado”, afirmou.

MEIOS DE PAGAMENTO
Nas cabines manuais de todas as praças, é possível ao usuário realizar o pagamento das tarifas em dinheiro ou com cartão de débito e crédito de qualquer bandeira, além da possibilidade de pagamento por aproximação. As modalidades Visa Vale Pedágio e DBTrans também são aceitas.  Já nas vias automáticas, o motorista pode optar entre as operadoras Sem Parar, ConectCar, Move Mais, Veloe e Greenpass.



VEJA TAMBÉM:

Cozinhas comunitárias pedem doações para seguir com atendimento a famílias carentes de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90