Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/08/2023 às 12h00min - Atualizada em 31/08/2023 às 12h00min

Uberlândia em 135 anos: veja fotos que mostram o antes e o depois

Fotógrafo Vinícius de Paula registrou imagens que destacam a evolução da 'terra gentil que seduz'

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Nesta quinta-feira (31), Uberlândia completa 135 anos, mas a história da cidade data de muito antes da emancipação do município, que ocorreu em 1888. Dados históricos indicam que o primeiro morador se fixou no território por volta de 1818. Hoje, o progresso é uma das palavras-chave que caracterizam a “Terra Gentil”.

O último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em 2022, aponta que 
Uberlândia chegou à marca de 713.232 habitantes, um crescimento percentual anual de 1,39% em comparação ao último levantamento. Desde então, a cidade registrou um aumento de 109,2 mil habitantes desde 2010, ano em que o município contava com 604.031 moradores.

 
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

O histórico de crescimento acima da média estadual e a busca por qualidade de vida e oportunidades de trabalho em educação podem ser apontados como razões que levaram ao crescimento de Uberlândia. Atualmente, o município é o 28° mais populoso de todo o Brasil.

Para celebrar o Aniversário da cidade, o fotógrafo Vinícius de Paula compartilhou com o Diário um trabalho feito por ele recentemente que mostra a expansão da cidade nas últimas décadas. As mais atuais, registradas por ele, revelam o comparativo do antes e o depois de Uberlândia. As imagens em preto e branco são do Arquivo Público Municipal.


Vista parcial da cidade, com uma parte da linha dos trens de ferro da famosa Estação Mogiana.

 


Comparação da Praça Tubal Vilela. A foto mais recente foi tirada em 2023, enquanto a mais antiga é da década de 50.



A primeira foto foi registrada na década de 20 e mostra a antiga Praça da Liberdade, que também já foi chamada de Praça Antônio Carlos. Atualmente, ela é conhecida como Praça Clarimundo Carneiro.

 


Igreja do Rosário, na região central, em uma comparação entre os anos de 1930 e 2023.

 


Vista parcial da cidade. A imagem mais antiga data da década de 1940. No primeiro plano aparece o bairro Fundinho e a Praça Dr. Duarte, antigo Largo do Comércio. No Centro a Praça Clarimundo Carneiro. O prédio da antiga Câmara Municipal se tornou Museu Municipal. A imagem também mostra as cinco principais avenidas da cidade, da esquerda para a direita: Av. Cipriano D'el Fávero, João Pinheiro, Afonso Pena, Floriano Peixoto e Cesário Alvim.


FOTOS: VINÍCIUS DE PAULA/ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90