Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/08/2023 às 12h00min - Atualizada em 26/08/2023 às 12h00min

Mais de 3,2 mil motoristas foram flagrados dirigindo sem CNH neste ano em Uberlândia

Número registrado entre janeiro e julho representa uma média de 15 infrações por dia

KAUÊ ALTRÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Polícia Militar reforça blitzes para autuar motoristas pela infração | Foto: Arquivo Diário

Entre janeiro e julho deste ano, 3.289 motoristas foram flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Uberlândia. Segundo dados do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG), órgão vinculado à Polícia Civil, durante o período foram registradas, em média, 15 infrações por dia. 

As ocorrências que integram esse tipo de infração são divididas em três situações: dirigir veículos sem possuir CNH, entregar o veículo a uma pessoa sem CNH e permitir posse/condução do veículo para pessoa sem CNH. 

Segundo o sargento Adriano Xavier, do 32º Batalhão de Polícia Militar em Uberlândia, três a cada dez flagrantes envolvem pessoas inaptas para condução. Conforme apontam dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), até junho, a cidade registrou três acidentes de trânsito, com ou sem vítimas, em que pelo menos um dos envolvidos não tinha permissão para dirigir ou estava com a CNH cassada.

No último mês, o Diário noticiou acidentes dos quais os motoristas estavam sem CNH. Em julho, uma menina de quatro anos foi atropelada por uma motocicleta no bairro Morumbi. O condutor que não tinha o documento chegou a atingir outras pessoas. 

Outras ocorrências resultaram em óbitos no município. No bairro Marta Helena, também no mês de julho, um motociclista morreu após ser atingido por um caminhão conduzido por um jovem de 19 anos que não possuía habilitação. Já no bairro Pampulha, outra motociclista veio a óbito ao ser atropelada por um carro. O motorista estava sem a CNH no momento do acidente.

Ainda de acordo com o sargento, muita das vezes, as pessoas se preocupam em primeiro lugar com a aquisição do veículo, mas acabam ignorando a necessidade do conhecimento para dirigir, principalmente por um desleixo cultural, uma falta de preocupação com a segurança. 

“As pessoas se preocupam em adquirir um carro ou moto, seja por necessidade de trabalho ou conforto para se deslocar, evitando o transporte público. Mas todas essas pessoas que são autuadas ignoram a habilitação, e olha que são variados os perfis. Podemos encontrar jovens sem qualquer instrução como também pessoas mais velhas que já estão inaptas para condução ou com o documento vencido”, conta. 

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), "dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação, Permissão para Dirigir ou Autorização para Conduzir Ciclomotor é considerado infração gravíssima". Quem for flagrado cometendo a indisciplina terá de pagar uma multa no valor de R$ 880,41. E, caso o veículo conduzido possua pendências legais, o carro ou a motocicleta podem ser apreendidos. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

FISCALIZAÇÃO
Nos primeiros sete meses do ano passado, o número de ocorrências com motoristas sem CNH foi ainda maior. Na época, 3.667 pessoas foram autuadas pela infração. Já em 2021, o número de casos chegou a 7.011.

Para o sargento Adriano Xavier, a queda das infrações com o passar dos anos é resultado do esforço realizado pela Polícia Militar com as blitzes no município, buscando garantir que os condutores que cometem essa infração sejam identificados e autuados, de modo a não reincidir na prática. 

“Estamos sempre pensando estrategicamente e avaliando pontos de evasão para montar as Blitz, principalmente em finais de semana, feriados e férias escolares, quando possivelmente ocorre um aumento da circulação de veículos. Buscamos intensificar e melhorar a cada ano. Além disso, também buscamos fazer campanhas e distribuir materiais que possam educar o condutor sobre os cuidados no trânsito”, contou.  

Com isso, o número de blitzes aumentou na cidade. Neste ano, foram realizadas 3.108 inspeções de trânsito, enquanto no ano passado foram deflagradas 2.836. O reforço visa garantir a segurança da população, uma vez que a falta de conhecimento das regras de trânsito coloca tanto o condutor como o pedestre em perigo.

Além da intensificação de fiscalização em Uberlândia, o reforço aconteceu em todas as cidades que a 9ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais atua. Foram 4.042 operações blitz entre janeiro e junho de 2022, contra 4.645 no período equivalente de 2023, representando um aumento de 14,9%. 

A área da 9ª RPM abrange 18 municípios, os quais são: Uberlândia, Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara, além dos distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama.

 

VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90