Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/08/2023 às 08h52min - Atualizada em 23/08/2023 às 09h10min

Baixo estoque de sangue suspende cirurgias eletivas em Uberlândia e região

Diário havia noticiado o risco de adiamento de procedimentos eletivos nesta terça-feira (22)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Chefe de captação do Hemocentro havia alertado para a baixa das bolsas de sangue na unidade I Foto: Davidyson Damasceno/Agência Brasília

O Hemocentro de Uberlândia anunciou a suspensão de cirurgias eletivas a partir desta quarta-feira (23), devido ao baixo estoque de sangue na unidade. Nesta terça (22), o Diário havia noticiado o risco do adiamento de procedimentos eletivos pela situação crítica das bolsas de sangue, especialmente do tipo O+.

A produção entrou em contato com a assessoria do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), uma das unidades beneficiárias dos estoques de sangue captados pelo Hemocentro. Em nota, a Unidade de Regulação Assistencial do hospital informou que, até a publicação desta reportagem, nenhuma das cirurgias programadas para esta quarta-feira havia sido cancelada devido ao possível desabastecimento de hemocomponentes.

De acordo com a chefe de captação da unidade, Patrícia Fernandes,
o estoque do sangue O+ estava com aproximadamente 30% da quantidade ideal no início da semana. A situação também era preocupante com outros tipos de sangue. O sangue O- estava com 70% do ideal, enquanto o A+ estava com 80%.

Conforme relatado por Patrícia, os números do O+ são mais críticos devido à maior demanda da unidade, que atende 18 municípios na região do Triângulo Mineiro. Além disso, o Hemocentro de Uberlândia tem apresentado queda significativa de doadores nos últimos meses.

 

"A gente está em um momento em que precisamos aumentar a concentração de doadores. Precisamos conscientizar as pessoas de que o sangue é para todos. Qualquer um pode precisar a qualquer momento. O sangue não pode ser produzido, a gente depende de doação", disse.


COMO DOAR

Os interessados em fazer a doação de sangue devem fazer o agendamento pelo site da Fundação Hemominas, ou pelo aplicativo MG APP. Em Uberlândia, a unidade do Hemocentro fica localizada na avenida Levino de Souza, nº 1.845, no bairro Umuarama. O telefone para contato é (34) 3088-9200. No dia da coleta, é necessário portar documento oficial de identificação com foto.

Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 kg. Além disso, é preciso que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Os menores de idade precisam da autorização de um responsável para realizarem a coleta.



Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Hemocentro de Uberlândia alerta para baixo estoque de sangue O+; saiba como doar

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90