Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/08/2023 às 14h24min - Atualizada em 22/08/2023 às 14h24min

Hemocentro de Uberlândia alerta para baixo estoque de sangue O+; saiba como doar

Situação pode provocar suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos nos próximos dias

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Agendamento para doações pode ser feito pelo site da Fundação Hemominas I Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Hemocentro de Uberlândia informou, nesta terça-feira (22), que o estoque de sangue do tipo O+ está em estado crítico. De acordo com a unidade, a situação atual representa até mesmo um risco de suspensão de cirurgias e procedimentos eletivos nos próximos dias.

Segundo a chefe de captação da unidade, Patrícia Fernandes, o estoque do sangue O+ estava com aproximadamente 30% da quantidade ideal nesta segunda-feira (21). A situação também é preocupante com outros tipos de sangue. O sangue O- estava com 70% do ideal, enquanto o A+ estava com 80%.

Conforme relatado por Patrícia, os números do O+ são mais críticos devido à maior demanda da unidade, que atende 18 municípios na região do Triângulo Mineiro. Além disso, o Hemocentro de Uberlândia tem apresentado queda significativa de doadores nos últimos meses.

 

"A gente está em um momento em que precisamos aumentar a concentração de doadores. Precisamos conscientizar as pessoas de que o sangue é para todos. Qualquer um pode precisar a qualquer momento. O sangue não pode ser produzido, a gente depende de doação", disse.


Ainda de acordo com a chefe de captação do Hemocentro, o estado crítico do estoque de sangue O+ pode causar a suspensão e adiamento de cirurgias eletivas nos locais atendidos pela unidade nos próximos dias. Isso porque a maior parte das bolsas são destinadas a casos de urgência e emergência, quando o paciente não pode esperar devido à gravidade dos quadros clínicos.
 

"A primeira preocupação quando tem queda no estoque é atender urgência e emergência, que não dá para esperar. Nessas circunstâncias, aquilo que é eletivo é suspenso até que haja regularização. Algumas cirurgias dependem de reservas de bolsas, por isso elas são suspensas. Tem pessoas que fazem transfusão de sangue e que necessitam das bolsas regularmente. Tem que manter o estoque sempre disponível para atender essas demandas", explicou Patrícia.


COMO DOAR
Os interessados em fazer a doação de sangue devem fazer o agendamento pelo site da Fundação Hemominas, ou pelo aplicativo MG APP. Em Uberlândia, a unidade do Hemocentro fica localizada na avenida Levino de Souza, nº 1.845, no bairro Umuarama. O telefone para contato é (34) 3088-9200. No dia da coleta, é necessário portar documento oficial de identificação com foto.


Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar em boas condições de saúde e pesar no mínimo 50 kg. Além disso, é preciso que o doador tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Os menores de idade precisam da autorização de um responsável para realizarem a coleta.

 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Sine de Uberlândia divulga mais de 150 vagas; confira

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90