Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
20/08/2023 às 12h00min - Atualizada em 20/08/2023 às 12h00min

Uberlândia está entre as cidades com melhor desenvolvimento sustentável, aponta índice

Município ficou na frente de oito capitais brasileiras que têm entre 500 mil e 1 milhão de habitantes

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uberlândia ficou à frente de cidades como Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e João Pessoa (PB) I Foto: Secom/PMU

Um levantamento feito pelo Instituto Cidades Sustentáveis colocou Uberlândia como a cidade que mais oferece condições favoráveis de desenvolvimento sustentável entre os municípios brasileiros que têm entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. De acordo com o Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), a cidade ficou na frente de oito capitais brasileiras. 

 

A segunda maior cidade de Minas Gerais obteve nota 59,32, em uma avaliação de zero a 100 pontos. Uberlândia teve pontuação superior à de capitais como Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e João Pessoa (PB) que ficaram, respectivamente, com 59,01, 57,78 e 57,67. 

 

A colocação final do município também foi melhor do que outras cidades do interior, como São José dos Campos (SP), Londrina (PR) e Ribeirão Preto (SP) que registraram, respectivamente, as marcas de 56,46, 54,66 e 51,29. Na classificação geral, o município alcançou a 80ª posição entre 5.570 cidades brasileiras.

 

“Precisamos garantir que a cidade continue se desenvolvendo de forma sustentável, com facilitação àqueles que querem empreender para geração de emprego e renda. Sendo assim, nosso foco continuará nos setores prioritários, como Saúde, Educação, setor Social, Saneamento Básico e Infraestrutura. Logicamente, também trabalharemos ainda mais para inovar e modernizar a Administração Pública, atendendo cada vez melhor o cidadão, e para promover capacitação profissional à nossa população trabalhadora. Digo que o mais importante são as pessoas”, disse o prefeito Odelmo Leão.

 

Para a classificação dos municípios, o ranking avaliou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 2030. Foram observados os desempenhos nos seguintes critérios: erradicação da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade, igualdade de gênero, água potável e saneamento, energia acessível e limpa, trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, redução da desigualdades, cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, ação contra a mudança global do clima, vida na água, vida terrestre, paz, justiça e instituições eficazes, parcerias e meios de implementação.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Nova tarifa da Petrobras impacta preços dos combustíveis em Uberlândia; confira valores praticados na cidade


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90