Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
09/08/2023 às 18h04min - Atualizada em 09/08/2023 às 18h04min

Câmara de Uberlândia aprova lei que concede direito a acompanhante para mulheres durante exames com sedação

Projeto visa proporcionar segurança e integridade às pacientes; texto segue para sanção do prefeito

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Proposta foi aprovada nesta quarta-feira (9) por 24 votos favoráveis | Foto: Aline Rezende/CMU

A Câmara Municipal de Uberlândia aprovou, nesta quarta-feira (9), um projeto de lei que garante o direito a mulheres de estarem acompanhadas durante consultas, exames e procedimentos que envolvem qualquer tipo de sedação, realizados em unidades de saúde públicas ou privadas. O texto segue agora para sanção do prefeito Odelmo Leão.

O projeto de lei tem o objetivo de proporcionar às mulheres mais segurança e integridade nos atendimentos hospitalares. A proposta foi aprovada em segunda discussão por 24 votos favoráveis.

O texto afirma ainda que o acompanhante será de livre indicação da paciente, desde que seja maior de 18 anos. Caso não haja indicação de um representante legal, a unidade de saúde fica responsável por recomendar uma pessoa para acompanhar a paciente, preferencialmente um profissional de saúde do sexo feminino, sem custo adicional.

A eventual renúncia da mulher ao direito deverá ser feita por escrito e assinada por ela, sendo arquivada no prontuário, com no mínimo 24 horas de antecedência. Em casos de urgência e emergência, os profissionais de saúde ficam autorizados a agir na proteção e defesa da saúde e da vida da paciente, mesmo na ausência do acompanhante requerido.

Por fim, o projeto de lei esclarece que em situações de atendimento realizado em centro cirúrgico ou Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com restrições relacionadas à segurança ou à saúde dos pacientes, somente será admitido acompanhante que seja profissional de saúde. 


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram



VEJA TAMBÉM:
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90