Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/07/2023 às 12h15min - Atualizada em 14/07/2023 às 12h41min

Quase 7 mil contribuintes caíram na malha fina do IR 2023 em Uberlândia

De acordo com a Receita Federal, 179 mil declarações do imposto de renda foram entregues na cidade

VINÍCIUS LEMOS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Contribuinte pode verificar a situação de forma online | Foto: Agência Brasil
Quase 7 mil contribuintes de Uberlândia caíram na malha fina da Receita Federal em 2023. De acordo com dados repassados pelo órgão, das 179 mil declarações do Imposto de Renda (IR) entregues neste ano, 6.942 (3,87% do total) foram consideradas irregulares. 

Em 2022, os números divulgados pela Receita sobre malha foram menores. À época, 4.380 declarações, entre os 160,7 mil documentos entregues, apresentaram algum problema. Ou seja, 2,72% do total. Cair na malha fina significa dizer que a declaração ficará retida por questões variadas que podem ser a necessidade de novos documentos, um erro simples ou mesmo análise de possível fraude, que pode levar a indiciamento por crime tributário, em última instância. 

O procedimento que a Receita faz para validar a declaração do contribuinte se resume ao cruzamento de dados das declarações apresentadas pelos contribuintes com as demais declarações de outras entidades, igualmente obrigadas a prestar informações à Receita Federal, como bancos, clínicas médicas, cartões de crédito e fontes de pagamento, conforme explica o auditor da Receita em Uberlândia, André Reis.

“[O dado relativo a 2023] Não é um número preocupante, pois está perto do que historicamente temos de declarações que ficam na malha fina, que é entre 4% e 6% do total”, informou André Reis.

Ele explica ainda que o problema mais comum que leva à retenção do IR é a omissão de rendimentos, mas existem casos de inclusão de dependes como rendimentos, deduções de despesas médicas, pensões alimentícias e contribuições previdenciárias. “Mas há casos em que o contribuinte fez certinha a declaração, só que a fone pagadora não informou à Receita ou informou com divergência”, esclarece o auditor da Receita.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram


CORREÇÃO
Em todos os casos, para saber exatamente como está a situação e o que deve ser feito, o contribuinte deve acessar o portal da Receita e fazer a consulta. A partir daí, em casos de correção simples, a situação pode ser resolvida no mesmo momento. Se for uma situação de omissão de rendimentos, haverá multa de 20% do valor apurado.

Para apresentação de documentos referentes a essa declaração de 2023, o sistema fica fechado até o final do ano, dando prioridade para resolução de pendências de informes de anos anteriores.

RESTITUIÇÃO
Quem estiver com declaração na malha fina, não recebe restituição do IR, caso tenha direito, enquanto o problema não for resolvido. Até agora, dois lotes já foram liberados, sendo que o terceiro acontece no dia 31 de julho. Ainda haverá mais dois no final dos meses de agosto e setembro.

A consulta para recebimento será liberada com uma semana de antecedência, ou seja, a partir do dia 24 de julho. Para saber se vai receber algum valor no terceiro lote, o contribuinte deve acessar o site da Receita, no menu Meu Imposto de Renda e, na lista de serviços, clicar em "Consultar a Restituição", informar o CPF, ano da declaração (2023) e a data de nascimento.

O critério de prioridade para o recebimento da restituição, que segue a data de entrega, inclui os grupos de idosos com 80 anos ou mais, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doença grave, contribuinte cuja maior fonte de renda seja o magistério, contribuintes que optaram por fazer a declaração pré-preenchida e quem escolheu a restituição por Pix.

Segundo a Receita, o valor da restituição é corrigido pela taxa Selic, acumulada a partir de maio até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito. O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix.



VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90