Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/07/2023 às 08h10min - Atualizada em 03/07/2023 às 08h10min

Primeira fase do vestibular da UFU tem abstenção de 12%

Dos 23 mil estudantes que realizaram a inscrição, mais de 20,2 mil marcaram presença neste domingo (2)

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Gabarito preliminar será divulgado na manhã desta segunda-feira (23), até 11h I Foto: Marco Cavalcanti

Foi realizada neste domingo (2) a primeira fase do Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A aplicação das provas aconteceu nas cidades mineiras de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Belo Horizonte, juntamente com Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Dentre os 23.015 estudantes aptos para realizar os exames, mais de 20.200 marcaram presença, o que representa um índice de abstenção de aproximadamente 12%.

Uma das novidades desta edição do processo seletivo está sendo a oferta de 13 vagas adicionais voltadas a candidatos em situação de refúgio, asilos políticos, apátridas, acolhidas humanitárias ou sob outras políticas humanitárias no Brasil. “O Conselho Universitário da UFU deixou a critério das unidades acadêmicas a possibilidade de oferta de vagas especiais para este público em seus cursos. Com isso, conseguimos ofertar estas 13 vagas agora, no vestibular.

No Sisu, que é o método de seleção que utiliza as notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e adotamos para ingresso no primeiro semestre letivo, também haverá algumas destas vagas adicionais. É mais uma forma que a nossa universidade está encontrando para cumprir o seu papel de bem público, a serviço do Brasil”, explicou a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Ribeiro.

Reitor em exercício da instituição e também presente acompanhando a realização do vestibular no Campus Santa Mônica, local com a maior quantidade de candidatos alocados, o professor Carlos Henrique Martins se disse feliz por poder testemunhar a busca de tantos jovens pelo ingresso na comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia.

“Este aumento de 15% que tivemos [no número de inscrições homologadas, em comparação ao Vestibular UFU 2022/2] reflete o interesse maior pelos nossos cursos. Creio que esta é uma retomada pós-pandemia que parece também ocorrer em outras universidades. É muito bom saber que os jovens brasileiros estão novamente procurando uma formação profissional de qualidade. É com imensa satisfação que recebemos os candidatos para o vestibular da UFU.”

CRONOGRAMA
Na manhã desta segunda-feira (3), até às 11 horas, a Diretoria de Processos Seletivos (Dirps) divulga os gabaritos preliminares. O período para contestações vai das 11h de 3 de julho às 11h de 5 de julho. Uma semana depois, no dia 12 de julho, às 16h, ocorrem simultaneamente as divulgações do gabarito definitivo e das respostas às contestações sobre o gabarito preliminar.

O resultado final da primeira fase do vestibular e as relações dos aprovados para segunda fase serão tornados públicos no dia 21 de julho, às 16h. Já a liberação da nova “Ficha do Candidato” será no dia 25, no mesmo horário.

A etapa final está agendada para 6 de agosto, com provas apenas nos quatro municípios em que a UFU possui campi:  Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. O tempo para realização dos exames e os horários de abertura e fechamento dos portões e de sigilo serão os mesmos da primeira fase. O estilo da prova, porém, será diferente: duas questões discursivas de cada uma das 11 disciplinas, mais uma redação.

Esta edição do vestibular está oferecendo um total de 1.647 vagas em 48 cursos de graduação.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Eseba oferta vagas para novas turmas do Proeja

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90