Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
25/06/2023 às 08h00min - Atualizada em 25/06/2023 às 08h00min

Pesquisa elege sotaque mineiro como o mais charmoso e cativante do Brasil

Levantamento feito pela Preply ouviu 700 internautas de todo o país; confira o resultado

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Em um país com enorme diversidade cultural e regional, os sotaques se tornam verdadeiros símbolos de identidade de cada região. Dentre os muitos sotaques brasileiros, um em especial conquistou o Brasil e foi eleito o mais charmoso e cativante do país: o mineiro. O levantamento foi feito pela plataforma Preply.

A pesquisa da plataforma de idiomas ouviu 700 internaturas de todo o país, que relataram suas impressões sobre o assunto, elegendo das mais amigáveis às inconfundíveis. O sotaque mais charmoso ficou com Minas Gerais. Ao que revelaram os entrevistados, a maneira de pronunciar as palavras é, de longe, a mais sexy, ganhando dos baianos, cearenses, fluminenses, pernambucanos, gaúchos, catarinenses e paulistas, que figuram no top 8. 


 

 

Mas, afinal, o que faz do sotaque mineiro algo tão charmoso? A resposta, não apresentada pelos participantes do levantamento, pode estar associada à maneira “cantada” como os mineiros costumam conversar, assim como a mania constante de recorrer aos diminutivos (por lá, “perto” se torna “pertim” e “café”, “cafezim”), atributos que tendem a ser vistos como simpáticos e carinhosos por quem os ouve pela primeira vez.

Algo parecido também deve acontecer com os baianos, donos do segundo lugar no ranking dos sotaques sexys e cujas características compartilham com os mineiros a melodia e ritmo marcantes, sem contar a atenção especial às vogais. Não à toa, ambos, ao lado do modo de se expressar dos cearenses, também conhecidos pelo “falar cantando”, encabeçaram o pódio não somente dos mais atraentes, mas das variações mais cativantes do português brasileiro.

Já o sotaque mais inconfundível do país foi o fluminense. Minas ficou na terceira posição, com 7,4 pontos. Já entre os sotaques dos sonhos da população, Minas Gerais ficou com 9,8 pontos, na 2ª posição, também atrás do sotaque fluminense;

CONCLUSÕES
• Para os entrevistados, o jeito de falar dos mineiros é o mais charmoso e cativante de todo o país;
• Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais são os estados nacionais com os sotaques mais marcantes;
• Se pudessem escolher ter outro sotaque, a maioria dos brasileiros gostaria de falar como os fluminenses.

Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas pelo site da Preply.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90