Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/06/2023 às 16h31min - Atualizada em 14/06/2023 às 16h31min

Mais de 14 mil famílias de baixa renda terão lâmpadas residenciais substituídas, em Uberlândia

Iniciativa da Cemig busca reforçar aos moradores sobre importância do consumo consciente de energia elétrica

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Companhia vai instalar lâmpadas de LED, gerando mais economia e evitando o desperdício de energia I Foto: Divulgação/Cemig

Cerca de 14,3 mil famílias de Uberlândia terão as lâmpadas de suas residências substituídas pela Cemig até o fim de julho. Com o objetivo de oferecer mais oportunidades de economia e conscientizar a população, a companhia de energia atende clientes de baixa renda também em outras cidades de Minas Gerais. A iniciativa consiste na substituição de lâmpadas de alto consumo por outras de LED, reduzindo o desperdício de energia e também a fatura de energia.

Entre junho e julho, a iniciativa ocorre em Ribeirão das Neves, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba e Uberlândia, onde os moradores serão beneficiados com a troca gratuita de até cinco lâmpadas. Apenas em Uberlândia, serão substituídas 71,5 mil lâmpadas de alto consumo. De acordo com o analista de sustentabilidade e eficiência energética da Cemig, William Brandão, o ponto central da ação está na disseminação do conhecimento sobre economia de energia e segurança durante a visita.

 

“Os nossos profissionais mostram aos clientes que dicas simples incorporadas ao dia a dia podem fazer muita diferença no orçamento familiar. A substituição das lâmpadas é uma dessas formas. Mas os moradores também entendem como hábitos conscientes interferem diretamente na fatura de energia elétrica. É o caso daquela velha dica de apagar a luz ao sair do ambiente ou aproveitar a luz do sol durante o dia”, explicou.



As dicas também se estendem a outros equipamentos da casa. De acordo com Brandão, os moradores são orientados a manter a borracha da geladeira em bom estado de conservação, já que, do contrário, há vazamento do ar frio para o ambiente externo. Como resultado, mais energia elétrica é consumida para o resfriamento interno. No caso do chuveiro elétrico, um dos vilões do consumo, a orientação é mantê-lo em posição verão nos dias mais quentes e evitar banhos demorados, sem necessidade. Além disso, vale ressaltar que as equipes orientam sobre outros serviços, como é o caso da Tarifa Social de Energia Elétrica, voltada aos clientes de baixa renda para que os moradores possam atualizar o cadastro junto à Cemig.

Para evitar golpes ou que o projeto Cemig nas Comunidades seja confundido pela população, o coordenador também faz um alerta: “os profissionais sempre estarão uniformizados, com crachá de identificação e em nenhuma hipótese pedirão dados de contas bancárias. O projeto é gratuito e os clientes podem consultar o site para saber mais a respeito do projeto”, destacou.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

IPVA 2023: 175 mil proprietários de veículos ainda não quitaram o imposto, em Uberlândia; saiba como parcelar

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90