Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/05/2023 às 14h04min - Atualizada em 26/05/2023 às 14h04min

Ala feminina da Penitenciária Pimenta da Veiga, em Uberlândia, vai começar a produzir absorventes reutilizáveis

Ação faz parte do "Programa BioSocial", que busca gerar renda e promover a reintegração social das detentas da unidade

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Os equipamentos necessários para a produção dos absorventes já foram adquiridos e instalados na penitenciária I Foto: Divulgação

A ala feminina da Penitenciária Professor João Pimenta da Veiga, em Uberlândia, vai começar a produzir absorventes reutilizáveis através do "Programa BioSocial - Ação que traz dignidade". O projeto foi autorizado pela Prefeitura e pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e será realizado em parceria com o Governo de Minas Gerais, a unidade prisional e a Vara de Execuções Criminais da Justiça em Uberlândia.

O Programa BioSocial busca promover qualificação e reintegração social das mulheres reclusas na unidade. A implementação efetiva do projeto foi possível após a assinatura de termo de cooperação com a Sejusp, em março de 2022, e a capacitação fornecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social também no ano passado. Os equipamentos necessários para a produção dos absorventes já foram adquiridos e incluem 10 máquinas de costura industrial reta, uma overlock, uma de corte e um ferro industrial. Todos eles já foram instalados na penitenciária. Os insumos para a produção dos itens foram fornecidos pelo Município e também estão à disposição.

De acordo com o prefeito Odelmo Leão, a Prefeitura de Uberlândia tem desenvolvido projetos de ressocialização nas unidades prisionais desde 2019. Durante o anúncio do Programa BioSocial, o Município e a secretaria também anunciaram a ampliação da iniciativa para incluir o público da ala LGBTQIAPN+, que produzirá fraldas descartáveis geriátricas e infantis, além de tapetes higiênicos para pets.

"A vida é trabalho. O que a gente desenvolve nas várias funções é o presente que recebo. Estamos desde 2019 fazendo estes trabalhos nas penitenciárias de Uberlândia, ajudando as pessoas que estão ali em momentos de infelicidade das coisas. Vamos prosseguir e no que eu puder colaborar para ressocializar essas pessoas, nós vamos fazer. Todos somos um só, aqui não tem uma secretaria. Temos um governo só e a direção nós traçamos e vamos todos juntos", disse o chefe do Executivo.

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, esteve durante o evento de lançamento do programa e falou sobre a importância da ressocialização de detentos nas unidades prisionais de Minas. Segundo ele, o sistema prisional de Uberlândia é referência, e iniciativas como a do Programa BioSocial são fundamentais para reduzir a criminalidade e gerar renda e oportunidades para os presos.

"Uberlândia é uma cidade importantíssima e teve essa visão de ajudar o sistema prisional. A ressocialização é uma das formas de diminuir a criminalidade. Tem duas possibilidades. Aquele que está dentro sai melhor ou pior. Temos essa integração e a possibilidade de sucesso é muito grande", avaliou.

OUTRAS AÇÕES
Além do programa BioSocial, Uberlândia também possui outros tipos de qualificação para detentos. Em novembro de 2022, por exemplo, a Penitenciária Pimenta da Veiga passou a receber o projeto "Ônibus Meu Ofício". Até o momento, quatro cursos profissionalizantes foram ministrados pelo serviço itinerante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Na ala feminina, foram promovidas aulas teóricas e práticas de cursos como design de sobrancelhas, depilação com linha e manicure e pedicure. Para a ala masculina, foi oferecido o curso "Virtudes Empreendedoras".

Durante a pandemia de covid-19, foi implementado o "Pontos que Unem". Na ocasião, a ação viabilizou a oficina de profissionalização em costura e permitiu a confecção de 70 mil máscaras que foram distribuídas em unidades de saúde de Uberlândia. Na nova fase do programa, existe a capacitação de detentos para a produção de aventais hospitalares. A expectativa é de que mais de 2,5 mil atendam o Hospital Municipal e as Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Operação de combate a jogos de azar apreende armas, dinheiro e cigarros contrabandeados


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90