Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/05/2023 às 08h20min - Atualizada em 26/05/2023 às 12h55min

Operação de combate a jogos de azar apreende armas, dinheiro e cigarros contrabandeados

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Araguari, Uberaba e São Paulo

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Armas foram apreendidas durante a operação I Foto: DIVULGAÇÃO/GAECO

Uma força-tarefa desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com as Polícias Civil e Militar, cumpriu, na manhã desta sexta (26), 14 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa envolvida na exploração do "jogo do bicho" e lavagem de capitais. A ação faz parte da segunda fase da "Operação Seth", com alvos nas cidades de Araguari, Uberaba e São Paulo (SP).

No total, foram cumpridas quatro ordens de busca e apreensão na cidade de Araguari, uma em Uberaba e outras nove na cidade de São Paulo (SP). Ainda em Araguari, durante a verificação em um dos locais, foram apreendidos mil maços de cigarro contrabandeados. Uma pessoa foi presa pelo crime e conduzida à Delegacia da Polícia Federal.

De acordo com o balanço das autoridades, nas cidades do Triângulo Mineiro também foram apreendidas máquinas de cartão de crédito, dinheiro e talões de cheque. Em São Paulo, 24 armas, entre elas nove fuzis, também foram recolhidas para averiguação. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta (26), o capitão da Polícia Militar, 
Rodrigo Lopes, destacou as ações realizadas pela força-tarefa.
 

"A organização passou a ser investigada na primeira fase em decorrência de um homicídio que ocorreu no ano de 2021 na cidade de Araguari. Após os levantamentos do Gaeco, chegou-se a conclusão de que essa organização estava atuando em prol do domínio de pontos de locais de jogos de azar, em especial o jogo do bicho. Em virtude das diligências realizadas pelo Gaeco, chegou-se à elucidação da segunda fase dessa operação onde foi feito o cumprimento de mandados de busca e apreensão nesses locais", explicou.



 

O delegado-chefe da Polícia Civil de Uberlândia, Marcos Tadeu de Brito Brandão, também falou sobre o avanço das apurações. "As nossas investigações vieram desde 2021 e, com essa nova fase, o objetivo é angariar mais provas para possibilitar a continuidade das nossas investigações. Com o que nós conseguimos angariar nessa segunda fase, teremos elementos para aprofundarmos as nossas investigações e consequentemente haverá outras fases desta operação. O nosso foco é o combate sistêmico a organizações criminosas, ou seja, a macrocriminalidade", destacou.

A "Operação Seth", coordenada pelo Gaeco de Uberlândia e Uberaba, com apoio operacional da Polícia Militar (PM) e Polícia Civil (PC), investiga uma associação de pessoas organizadas e hierarquicamente estruturadas voltadas a práticas criminosas em cidades do Triângulo Mineiro, contando ainda com membros integrantes da capital paulista. Dentre os crimes cometidos, estão a integração de organização criminosa, exploração de jogo do bicho e lavagem de dinheiro.

A primeira fase da Operação Seth foi deflagrada em abril de 2021, quando houve uma tentativa de homicídio e um homicídio consumado em Araguari. Os crimes foram cometidos de forma bárbara, segundo o Gaeco, praticados sem qualquer condição de defesa ou reação por parte das vítimas. A ação ocorreu em razão de disputa por ponto de exploração de jogos de azar e do bicho entre duas organizações criminosas distintas.


*Texto atualizado às 12h55 para acréscimo de informações


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Vereador Abatenio Marquez assume liderança do prefeito na Câmara Municipal de Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90