Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/05/2023 às 18h20min - Atualizada em 24/05/2023 às 18h20min

Justiça determina contratação emergencial de anestesistas no HC-UFU

Ebserh tem cinco dias úteis para publicar edital do processo seletivo; decisão visa diminuir fila de pacientes que esperam por cirurgias

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Atendendo a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal determinou a contratação emergencial de médicos anestesistas para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), para atender a demanda por cirurgias de várias especialidades. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), responsável pela administração do hospital, tem cinco dias úteis, a contar da intimação da decisão, para publicar o edital do processo seletivo de contratação.

O pedido foi apresentado pelo MPF no dia 4 de maio diante da situação crítica que enfrenta o hospital. De acordo com a ação, inúmeras cirurgias relacionadas a problemas graves de saúde não estão sendo realizadas diariamente e há pacientes em filas de espera de até oito anos, em razão da falta de médicos anestesistas em quantidade adequada e razoável. Também foram feitas duas audiências judiciais nos dias 9 e 11 de maio para melhor compreensão da gravidade da situação.

Ao aprofundar a investigação, o MPF apurou que em algumas especialidades são realizadas apenas duas cirurgias por mês, enquanto mais de 170 pacientes aguardam na fila. Além disso, salas de cirurgias da unidade de saúde permaneciam ociosas. De acordo com informações prestadas pela Ebserh, o Hospital de Clínicas de Uberlândia tinha déficit mensal de 2.472 horas de profissionais anestesiologistas, comprometendo, em especial, procedimentos cirúrgicos em urologia e otorrinolaringologia.

Atualmente, de acordo com o procurador da República Onésio Soares Amaral, apenas entre 8 e 9 salas cirúrgicas são utilizadas ao mesmo tempo e, mesmo assim, em quantidade bastante inferior à utilização plena. Agora, com a decisão judicial, será possível dar vazão a inúmeras cirurgias sobre questões de saúde grave que estavam deixando de ser realizadas diariamente por ausência de médicos anestesistas. A contratação torna possível que as 13 salas cirúrgicas do HC-UFU passem a funcionar 24 horas por dia. 

Por meio de nota, o Hospital de Clínicas da UFU e a Ebserh, estatal que administra a unidade, esclareceram que antes mesmo de qualquer atuação do Ministério Público Federal já vêm tomando medidas visando contratar mais anestesistas para a unidade.

Disse ainda que todos os aprovados no concurso público para o hospital foram convocados e realizados três processos seletivos para a contratação emergencial de profissionais. Destacou também que, mesmo assim, não foi possível completar o quadro para o HC-UFU pela falta de interesse dos candidatos em assumir as vagas.

Por fim, ressaltou que a fixação de anestesistas é uma situação enfrentada em diversas localidades do País e que, dentro desse cenário, segue realizando esforços para garantir o atendimento à população no HC-UFU.

*Matéria atualizada às 14h20 de 25 de maio para acréscimo de informações.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90