Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
23/05/2023 às 16h05min - Atualizada em 23/05/2023 às 16h05min

UFU abre vagas para estudantes indígenas e quilombolas no Programa de Bolsa Permanência

Novas oportunidades de apoio financeiro são destinadas a graduandos em situação de vulnerabilidade socioeconômica

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anunciou a abertura de cinco vagas para o Programa de Bolsa Permanência (PBP), destinadas a estudantes indígenas e quilombolas. Com valor mensal de R$ 1.400, a iniciativa visa minimizar desigualdades sociais e étnico-raciais, contribuindo para a permanência e diplomação dos alunos. As novas vagas foram disponibilizadas conforme portaria publicada pelo Ministério da Educação (MEC).

 

O primeiro passo para concorrer à bolsa é fazer o cadastro no Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP). O prazo para inscrições vai de 3 a 30 de junho de 2023. Após a realização do cadastro no SISBP, os candidatos devem enviar documentação específica para a UFU, via e-mail: [email protected]. Confira abaixo os documentos necessários para o cadastro:
 

  • Autodeclaração Quilombola ou Indígena;
  • Declaração de Pertencimento Étnico Indígena ou Quilombola;
  • Termo de Compromisso do Bolsista Indígena ou Quilombola;
  • Declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em comunidade indígena;
  • Declaração da Fundação Cultural Palmares/Associação reconhecida por esta fundação de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo.

 

Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Divisão de Promoção de Igualdades e Apoio Educacional (Dipae), por meio do site, e-mail [email protected], pelo telefone (34) 3230-9556 ou comparecendo pessoalmente ao setor, localizado na Sala 125 do Bloco 3E do Campus Santa Mônica.

 

BOLSA PERMANÊNCIA

O Programa de Bolsa Permanência, instituído em 2013, é uma iniciativa que busca diminuir as desigualdades sociais, étnico-raciais e apoiar estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica das instituições federais de ensino superior. A gestão das ações relacionadas ao PBP, incluindo o ingresso de discentes e o pagamento de bolsas, é feita por meio do SISBP. Este sistema foi desenvolvido visando facilitar a navegação dos usuários, considerando a legislação vigente e transformando o ambiente on-line em um local mais amigável e intuitivo.

 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Homem que assaltou mulher com criança no colo é preso, em Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90