Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/05/2023 às 15h20min - Atualizada em 19/05/2023 às 15h20min

Incêndio atinge área de 100 mil m² de vegetação em Uberlândia; bombeiros alertam sobre aumento de queimadas no período de estiagem

Fogo se alastrou em um terreno particular, no bairro Jardim das Palmeiras; de janeiro a abril deste ano, foram registrados 93 incêndios na cidade

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Incêndio de grandes proporções atingiu terreno no bairro Jardim das Palmeiras | Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Um incêndio de grandes proporções foi registrado na noite desta quinta-feira (18), em um terreno particular, no bairro Jardim das Palmeiras, em Uberlândia. O fogo atingiu uma área de 100 mil m² de vegetação e foram duas horas de trabalho para extinguir as chamas. Segundo o Corpo de Bombeiros, com o início do período de estiagem, o número de ocorrências de incêndios começa a aumentar na cidade. 

De janeiro a abril deste ano, o 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5ª BBM), em Uberlândia, registrou 93 incêndios em vegetação, sendo 63 em lotes vagos na área urbana. De acordo com o tenente Henrique Silva Figueiredo, a quantidade pode aumentar nos próximos meses, já que o tempo seco típico da estação favorece o surgimento dos focos. 

“A gente já tem as primeiras ocorrências e elas se acentuam no período de estiagem, que começou mais tarde neste ano. Teve uma incidência de chuvas até o início de maio e, a partir de agora, percebemos que as chuvas deixaram de acontecer e, com a seca, temos o aumento do número de ocorrências”. 

O militar explicou que existem ciclos de incêndios, ou seja, se houve grandes queimadas em um ano, muito provavelmente não ocorrerá no seguinte. Em 2022, os bombeiros registraram mais de 1,1 mil incêndios em vegetação, uma média diária de mais de três queimadas por dia em Uberlândia. Do total, 600 foram em lotes vagas na área urbana, o que representa 52% das ocorrências.

“A gente tem um ciclo de incêndios. Em 2021, teve uma maior área queimada, o que amenizou os focos em 2022, pois a pastagem não havia se recuperado ainda. Mas provavelmente poderá ter esse ano. Tivemos um período de estiagem mais tranquilo ano passado, mas nos preocupamos se tivermos um mais severo esse ano”. 

Para evitar os grandes incêndios, os bombeiros militares já começaram as ações preventivas junto à comunidade, a fim de conscientizar a todos sobre a importância de se evitar focos. “Nosso plano de atuação no período de estiagem já começou. Já iniciamos as vistorias em lotes vagos, além de campanhas de conscientização”.

O tenente Henrique reforçou ainda que, caso seja necessário realizar a limpeza de um terreno, a utilização de fogo deve ser evitada. “O pessoal usa o fogo para fazer a limpeza, o que pode se tornar um incêndio que acomete as residências adjacentes”.

Por fim, o militar alerta que, em casos de incêndios, as pessoas devem acionar o Corpo de Bombeiros, através do 193. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90