Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/05/2023 às 18h13min - Atualizada em 19/05/2023 às 18h13min

Número de microempreendedores individuais cresce 74%, em Uberlândia

Município registrou mais de 31 mil novos cadastros de 2019 até abril deste ano; cidade tem 73, mil MEIs ativos

SÍLVIO AZEVEDO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cidade tem 73, mil microempreendedores ativos I Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um levantamento do Sebrae Minas, em parceria com a Receita Federal, revela que Uberlândia registrou um crescimento de 74% na abertura de microempresas individuais (MEIs), entre 2019 e os quatro primeiros meses de 2023. Somente neste ano, até abril, mais de 1,6 mil microempreendimentos individuais (MEIs) foram abertos no município.
 
Ainda de acordo com os dados, Uberlândia teve um salto de 42.169 MEIs, em 2019, para 73.338, número atualizado até abril de 2023. Somente em 2020 e 2021, períodos marcados pela pandemia, mais de 20 mil novos cadastros foram feitos por empreendedores do município. Em todo o estado de Minas, a quantidade de MEIs já ultrapassa 1,6 milhão.
 
Para o analista do Sebrae Minas, Elder Lima, muitos trabalhadores têm enxergado as vantagens de sair da informalidade. Ainda segundo o especialista, a pandemia acelerou a busca pelo empreendedorismo.
 
“Entendo que cada vez mais, os empreendedores têm entendido dos benefícios de se formalizar. Nos últimos três anos, entendemos que esse crescimento se deu pela crise econômica da pandemia, pois muitas pessoas perderam seus empregos e identificaram oportunidades para empreender. E para quem vai iniciar algum serviço, o MEI é a opção”.
 
Entre os setores de maior destaque, o de Serviços foi o que mais teve MEIs abertos este ano, assim como nos anteriores, muito por ser um dos mais impactados pela pandemia da covid-19 (confira a relação completa no final da matéria).
 
Para o analista do Sebrae, além de ser uma forma de sair da informalidade, também oferece mais oportunidades. “A primeira, e mais importante, é trabalhar de forma legal. Quando adquire o MEI, tem a oportunidade de emitir nota fiscal, e isso abre portas e a possibilidade de negócios. E outra, na informalidade, não contribui para a previdência. Além dos impostos, contribui pela previdência e está respaldado e ainda conta para a aposentadora, desde que tenha pelo menos 15 anos de contribuição”.
 
Para se encaixar na categoria, o trabalhador deve ter um faturamento anual limitado a R$ 81 mil. “Quem quiser se tornar um MEI, pode entrar no Portal do Empreendedor, no site do Governo Federal e fazer a abertura. Mas também pode agendar um atendimento no Sebrae, ou na rede atendimento, que fica na CDL Uberlândia. Mas fica um alerta. Quem recebe benefício do governo, ou aposentadoria por invalidez, ao abrir um MEI, perde o benefício”, reforçou Elder Lima.
 
MUDANÇA
Dois anos e meio após trabalhar informalmente, a empreendedora Isadora Monteiro, de 23 anos, resolveu aderir à categoria. “Um mês depois que abri o meu MEI, mudei a minha área de atuação e comecei a trabalhar na área de marketing. Logo fechei com uma empresa que pedia essa regularização. Se eu não tivesse um MEI eu não poderia fechar com eles”.


 
Isadora lembra que, na área em que atua, muitas empresas exigem formalidade para fechar contratos de prestação de serviços. “Na área de marketing e comunicação muitas pessoas trabalham de forma informal, mas para conseguir fechar com grandes empresas e empresas totalmente regulares é indispensável ter um CNPJ, por isso eu acredito que sim, teria como eu me manter no mercado, mas ser MEI abre portas para grandes oportunidades”.
 
SEMANA DO MEI
Para quem está buscando mais informações sobre o tema, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Uberlândia realiza, entre os dias 22 e 25 de maio, um evento gratuito de capacitação para MEIs. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da CDL Uberlândia.
 
Entre os temas abordados no evento, que acontecerá na CDL Uberlândia, estão “Como ser MEI na Prática”, “Como fazer planejamento de marketing”, “Controles financeiros para MEI”, “Como fazer declaração de faturamento e emitir boletos” e “Empreendedorismo”.
De acordo com a superintendente da CDL, Lécia Queiroz, é extremamente importante que após a formalização dos negócios com a abertura do MEI, os microempreendedores individuais conheçam as possibilidades e direitos de atuação, bem como, deveres que passam a ter que cumprir para tornar os negócios ainda mais produtivos.
 
“Nesse sentido os temas das palestras na semana do MEI, além de fomentar o empreendedorismo, apresenta informações importantes para consolidar os negócios. A CDL também atende presencialmente os microempreendedores na ‘Rede de Atendimento Aqui Tem Sebrae’, um espaço dentro de nossa entidade que oferece consultoria e apoio ao empreendedor, contribuindo para um ambiente de negócios mais propício, para empregar e gerar renda”, destacou.
  
QUANTIDADE DE MEIS POR SUBCLASSE EM UBERLÂNDIA (15 PRINCIPAIS)
 

  • Promoção de vendas: 5.173

  • Cabelereiro, manicure e pedicure: 4.873

  • Comercio varejista de artigos do vestuário e acessórios: 4.375

  • Obras de alvenaria: 2.562

  • Atividades de estética e outros sérvios de cuidado com a beleza: 2.043

  • Transporte rodoviário de carga, exceto produtos perigosos e mudanças, municipal: 2.041

  • Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente: 1.814

  • Instalação e manutenção elétrica: 1.467

  • Serviços domésticos: 1.462

  • Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificados anteriormente: 1.385

  • Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para consumo domiciliar: 1.374

  • Lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares: 1.269

  • Comércio varejista de bebidas: 1.256

  • Serviços de pintura de edifícios em geral: 1.182

  • Restaurantes e similares: 1.179

  • Outras atividades de ensino não especificadas anteriormente: 1.176

 
Fonte: SEBRAE MINAS


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

UFU abre vagas em curso preparatório gratuito para ingresso no ensino superior

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90