Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/04/2023 às 10h34min - Atualizada em 26/04/2023 às 10h34min

Força-tarefa fiscaliza postos de combustíveis nesta quarta-feira (26), em Uberlândia

Ação verifica qualidade, controle fiscal e bom funcionamento das bombas medidoras

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Fiscalização conta com agentes do MPE, Procon, ANP, IPEM e SEF I Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Nesta terça (25) e quarta-feira (26), o Ministério Público Estadual (MPE) e o Procon Municipal realizam uma força-tarefa em postos de combustíveis de Uberlândia. A ação conta ainda com agentes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Instituto de Metrologia e Qualidade (Ipem) e da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF).

Na ação, os fiscais estão verificando nos postos a qualidade dos combustíveis, o bom funcionamento das bombas medidoras e o controle fiscal. Até o momento, um dos postos teve uma bomba interditada por má conservação (vazamentos) e outro posto foi autuado por fornecer informação incorreta na identificação do combustível. Os órgãos também lavraram autuações por falta de documentações obrigatórias. 

As ações de fiscalização da ANP são planejadas a partir de diversos vetores de inteligência, como informações da Ouvidoria da ANP com manifestações dos consumidores, dados do Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) da Agência, informações de outros órgãos e da área de Inteligência da ANP, entre outros. Dessa forma, as ações são focadas nas regiões e agentes econômicos com indícios de irregularidades.

Os estabelecimentos autuados pela ANP estão sujeitos a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões. As sanções são aplicadas somente após processo administrativo, durante o qual o agente econômico tem direito à ampla defesa e ao contraditório, conforme definido em lei.



Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Jovem é preso falsificando documentos dentro da própria casa, em Uberlândia

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90