Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/04/2023 às 16h43min - Atualizada em 19/04/2023 às 16h43min

Município de Uberlândia lança página de denúncias e botão de pânico para aumentar segurança nas escolas municipais

Prefeitura também anunciou criação de um ramal telefônico em cada unidade de ensino, com contato direto com a Central Municipal de Monitoramento

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Medidas de segurança foram anunciadas durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (19) | Foto: Sílvio Azevedo

A Prefeitura de Uberlândia, em parceria com a Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub), lançou, na tarde desta quarta-feira (19), duas plataformas de segurança para as escolas municipais da cidade. As ferramentas tratam-se de um aplicativo com um botão de pânico e uma página virtual de denúncias, denominados de “Escola Protegida”.

Segundo a Prefeitura, o aplicativo será de uso exclusivo dos profissionais das instituições de ensino geridas pela Secretaria Municipal de Educação e deverá, em breve, estar disponível para ser baixado nas plataformas Android e IOS. O app conta com um botão de pânico que deverá ser acionado em caso de emergência na unidade escolar.

Já a página virtual, vinculada ao site da Prefeitura de Uberlândia, poderá ser acessada por qualquer cidadão que queira fazer denúncias de ameaças à segurança nas escolas.

“O aplicativo ‘Escola Protegida’, desenvolvido pela Prodaub, é mais uma ferramenta para nos auxiliar nessa ação. Assim como ‘Salve Maria’, que já tem ajudado tantas mulheres em situação de perigo, o ‘Escola Protegida’ tem um botão do pânico com georreferenciamento, que aciona imediatamente a Central de Monitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Integrada”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

Durante seu discurso, o prefeito também informou que irá instalar mais câmeras de videomonitoramento em todo o perímetro externo das unidades de ensino, com compartilhamento de imagens com a Polícia Militar.  Segundo a Prefeitura, atualmente, são cerca de 1,8 mil câmeras operando na Rede Municipal de Ensino.

“A pedido do Coronel Fernando Reis (Comandante da 9ª Região da Polícia Militar – 9ª RPM), nós vamos providenciar, com urgência, no final de abril, começo de maio, a instalação de mais 500 câmeras fora das escolas, vigiando não só as unidades, mas o perímetro que elas atingem”.
 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram
 

Além desses recursos, o secretário Municipal de Segurança Integrada, sargento Ednaldo, anunciou a criação de um ramal telefônico, em cada uma das 122 escolas municipais, com linha exclusiva para contato direto com a Central Municipal de Monitoramento. 

“Aproveitamos a estrutura de videomonitoramento existente, com um telefone usado para solicitar reparos de câmeras, e criamos um canal direto com nossa central de controle e segurança integrada, permitindo uma comunicação rápida e eficaz entre servidores da educação e nossa secretaria”, disse.

O secretário disse ainda que, nesta quinta-feira (20), a Polícia Militar (PM) fará uma operação nas escolas para coibir a violência. “A secretaria vai acompanhar em tempo real as denúncias e qualquer evento que possa ocorrer”.

A secretária Municipal de Educação, Tania Toledo, reforçou a importância da parceria entre os poderes para garantir segurança educacional nas escolas do município.  “Essa parceria é fundamental em qualquer circunstância. Nesse momento que temos uma situação inusitada assolando as escolas, mais ainda se faz necessário que essa parceria se dê. Tivemos o privilégio, e a facilidade, de poder estreitar essa facilidade com a Secretaria Municipal de Segurança Integrada, com a Prodaub, forças de segurança. Todos aqui entendem que só juntos faremos melhor e rapidamente o que é necessário”.

A Prefeitura reforçou que, desde agosto do ano passado, a Secretaria Municipal de Educação conta com o Grupo Multidisciplinar de Atendimento Escolar (Gumae), que promove junto aos alunos rodas de conversa sobre relações interpessoais e comunicação não violenta.

“Não podemos esquecer que a escola é um ambiente de educação, e é o que nos compete fazer, da melhor forma possível. O professor é esse ente que atua diretamente com o estudante, que tem a oportunidade de trabalhar questões, deveres, dizer o que deve ser feito e fazer. São profissionais que têm uma importância enorme”, disse Tania.

 

*Matéria atualizada às 18h31 para acréscimo de informações.


VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90