Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/04/2023 às 15h53min - Atualizada em 04/04/2023 às 15h53min

IBGE deve revisitar pouco mais de 1,5 mil domicílios em Uberlândia

Coleta de dados será concentrada em 20 bairros que estão com percentual de ausência de moradores acima dos 5%

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Conforme o último levantamento, 97% dos 268.460 domicílios ocupados foram recenseados na cidade | Foto: HELENA PONTES/AGÊNCIA IBGE NOTÍCIAS
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reabriu a etapa de coleta de dados do Censo 2022, em Uberlândia. O objetivo, de acordo com o órgão, é revisitar bairros que estão com percentual de ausência acima do aceito pela pesquisa. A estimativa é que, até 10 de abril, 1.593 domicílios recebam uma nova visita dos recenseadores.   

Conforme o último levantamento, 97% dos 268.460 domicílios ocupados em Uberlândia já foram recenseados. Entre estes, 8.470 não tiveram dados coletados por ocasião de os moradores não terem sido encontrados. 

O coordenador de área do IBGE, Daniel Nunes de Souza, explica que, por conta de normas estatísticas internacionais, o município não pode ter mais do que 5% de ausência. Segundo ele, de uma forma geral, Uberlândia tem índices abaixo disso. No entanto, 20 bairros estão com percentual além do aceito para garantir a fidelidade dos resultados.  

“Para gente poder ter um dado de qualidade, precisamos fazer essa revisão nesses 20 bairros, principalmente Santa Mônica, Tibery, Morumbi e Segismundo Pereira, todos na região Leste”, detalhou.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Além das regiões citadas pelo coordenador, receberão a visita dos recenseadores os bairros: Residencial Integração, Nova Alvorada, Umuarama, Alto Umuarama, Morada da Colina, Cidade Jardim, Karaíba, Morada dos Pássaros, Jardim Europa, Tubalina, Canaã, Jaraguá, Aclimação, Novo Mundo, Custódio e Brasil.

O coordenador não soube precisar quantas entrevistas já foram feitas desde o reinício da coleta de informações, iniciada em 26 de março, mas acredita que, mesmo com os novos dados, o número de habitantes, anunciado previamente em dezembro de 2022 (725.536), não deve ser alterado drasticamente.

“A ideia é que não mude, e se sofrer [alteração], será pequena. Mas pode acontecer de ter a variação. No final, em 5 de maio, o resultado final será a quantidade que coletamos, passada pelo tratamento estatístico adequado”, explicou.

Daniel também adiantou que 15 recenseadores estão atuando nesta nova etapa. Caso o morador não seja novamente encontrado, uma notificação com orientações para que a entrevista aconteça será deixado na residência. 

“Mas isso não impede que algum morador, de qualquer bairro, e que não tenha respondido à pesquisa, entre em contato para ser entrevistado. Essas informações são muito importantes para, inclusive, criação de políticas públicas voltadas para determinados setores do município”, informou o coordenador de área do IBGE. 

Os interessados em responder ao questionário do Censo 2022 podem entrar em contato com a agência, em Uberlândia, por meio dos telefones: (34) 3236-2118, (34) 3235-1571 e (34) 3235-2871. Também é possível comparecer diretamente na sede da unidade, que fica na Rua Santos Dumont, 562, Sala 7, no Centro.



VEJA TAMBÉM:

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90