Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
04/04/2023 às 09h55min - Atualizada em 04/04/2023 às 09h55min

Licitação para reforma do Teatro Grande Otelo é aberta, em Uberlândia

Edital publicado prevê restauração do imóvel construído em 1966; orçamento está estimado em R$ 6,1 milhões

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Teatro foi tombado como Patrimônio Imaterial em 2019, pela Prefeitura I Foto: Arquivo/Diário

A Prefeitura de Uberlândia abriu um edital de licitação para contratação de uma empresa de engenharia que ficará responsável pela reforma e adaptação do Teatro Grande Otelo, localizado no bairro Aparecida, em Uberlândia. 

De acordo com o documento, o orçamento para as obras de restauro do cineteatro está estimado em R$ 6.107.649,54 (seis milhões, cento e sete mil, seiscentos e quarenta e nove reais e cinquenta e quatro centavos). O critério de julgamento adotado será o de "menor preço". A abertura dos envelopes com as propostas e a escolha da empresa vencedora serão feitos no dia 4 de maio.

O período de vigência do contrato será de 22 meses contados a partir da data da assinatura. Após a ordem de serviço, o prazo para finalização das obras será de 18 meses. O edital com todas as informações está disponível no portal de licitações da Prefeitura


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

O imóvel onde funcionava o teatro, construído em 1966, ficou abandonado após ser interditado pela Defesa Civil. O espaço é um dos principais elementos da identidade cultural de Uberlândia e foi tombado como Patrimônio Imaterial Municipal em 2019.

RELEMBRE

Em maio de 2017, após um pedido do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Justiça condenou o município de Uberlândia a restaurar o Teatro Grande Otelo, situado na Av. João Pinheiro. 

A Ação Civil Pública foi proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de Uberlândia, e acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) determinou que o município procedesse com a completa restauração do teatro, de reconhecido valor histórico-cultural para a população do município.

Na época, o prazo para início efetivo das obras concedido na decisão seria de 18 meses. Procurada pelo Diário na época, 
a Secretaria Municipal de Cultura informou, por meio de nota, que um projeto de restauro destinado ao Teatro Grande Otelo estava em fase de elaboração e que o município analisaria alternativas financeiras para a execução da obra.


VEJA TAMBÉM:

TJMG determina restauro do Teatro Grande Otelo


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90