Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
03/04/2023 às 18h34min - Atualizada em 03/04/2023 às 18h34min

Estado repassa R$ 19 milhões para serviços ambulatoriais especializados no HC-UFU

Recurso financiará o serviço até abril de 2025 para atender nove municípios da microrregião

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
O serviço vai ofertar exames e consultas médicas especializadas com a equipe multiprofissional | Foto: Cristiano Sobrinho/Unidade de Comunicação Social do HC-UFU

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que repassou R$ 19 milhões para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). O recurso será destinado à implantação e oferta assistencial de serviços ambulatoriais especializados, da média complexidade, nas linhas de cuidado prioritárias definidas pelo estado.

 

Com o recurso, pago em parcela única, o HC-UFU poderá prestar os serviços até abril de 2025 e deverá atender os nove municípios da microrregião de Uberlândia/Araguari, que inclui também Araporã, Cascalho Rico, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Nova Ponte, Prata e Tupaciguara.

 

“O serviço vai ofertar exames e consultas médicas especializadas com a equipe multiprofissional, composta por enfermeiro, assistente social, psicólogo, nutricionista e farmacêutico, nas linhas de cuidado de hipertensão e diabetes de alto e muito alto risco, pré-natal de alto risco, crianças de risco e propedêutica do câncer de mama e colo do útero”, explicou a referência técnica da Coordenação de Atenção Especializada Ambulatorial da SES-MG, Ana Paula Torres de Camargos.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, promoveu na última sexta-feira (31), uma reunião de alinhamento com os secretários de saúde e técnicos da Atenção Primária, regulação e do Tratamento Fora do Domicílio (TFD) dos municípios para a definição dos atendimentos das linhas de cuidado prioritárias.

 

“Os pacientes que são atendidos na Atenção Primária agora serão encaminhados para a média complexidade estruturada. O recurso vem no sentido de fortalecer e ampliar a rede. O HC-UFU vai oferecer um serviço de qualidade, com uma equipe multiprofissional especializada e fortalecida para que receba esses pacientes nessas cinco linhas de cuidado”, explicou Flávia de Paiva Queiroz Machado, referência técnica regional em média complexidade.

 

Marco Antônio de Freitas Gomes, referência técnica do TFD de Monte Alegre de Minas, destacou que a Pactuação Pactuada Integrada e a contratação de prestadores por parte do município não são suficientes para atender de forma oportuna e com qualidade os pacientes nas linhas de cuidado. “A nossa maior demanda é hipertensão e diabetes de muito alto risco, e com a ampliação da oferta do serviço, com certeza vai facilitar o agendamento de consulta e exames destes pacientes”, destacou Gomes.

 

O Diário de Uberlândia procurou o HC-UFU para saber se a unidade já recebeu o recurso e como ele será aplicado no hospital, e aguarda retorno. 
 


VEJA TAMBÉM:

Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90