Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
30/03/2023 às 08h40min - Atualizada em 30/03/2023 às 08h40min

Conheça a história do bebê que, com 10 dias de vida, passou por procedimento raro, em Uberlândia

Intervenção hemodinâmica foi um sucesso e criança se recupera bem na Unidade Neonatal da UFU

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Josafá nasceu prematuro pesando e com 10 dias de vida, pesava 1,2 Kg I Foto: ACERVO DA FAMÍLIA
“Queremos levá-lo para casa. O quartinho dele já está pronto desde quando eu estava com 27 semanas”.  O depoimento emocionado é de uma mãe que teve que aguardar um pouco mais do que o esperado para poder vivenciar a maternidade fora do hospital. O filho de Izamara Alves, o pequeno Josafá, nasceu prematuro e teve que enfrentar, logo aos primeiros 10 dias de vida, um procedimento cirúrgico considerado raro para sanar um problema cardíaco, diagnosticado ainda durante a gestação. A cirurgia, considerada um sucesso, foi feita pela equipe do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU).
 
O problema foi descoberto quando Izamara completou 14 semanas de gestação. O bebê apresentava uma alteração que reduzia o fluxo adequado de sangue entre o coração e os pulmões. A partir de então, mãe e filho tiveram que passar por um acompanhamento semanal com a equipe de Ginecologia e Obstetrícia do HC-UFU.
 
Josafá foi diagnosticado com uma estenose pulmonar (estreitamento do vaso que leva sangue do coração para os pulmões) e a gestação seguiu até a 32ª semana. O bebê nasceu prematuro e foi direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Depois de muitos exames, realizados pela equipe de cardiologia pediátrica do HC-UFU, com apenas dez dias de vida e pesando 1,2 Kg, Josafá passou por um procedimento cirúrgico raro e minimamente invasivo (por vídeo e sem cortes) que permitiu que a circulação sanguínea fosse normalizada.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 
O procedimento foi realizado pela equipe do Serviço de Hemodinâmica do HC-UFU sob o comando do médico cardiologista e responsável técnico, Vilmar José Pereira. Ele explicou que, normalmente, nas cirurgias cardíacas realizadas por vídeo, utilizam-se as veias mais calibrosas (das pernas, por exemplo) para levar os cateteres até o coração. Como Josafá nasceu prematuro, a equipe utilizou a via umbilical e o acesso ao coraçãozinho foi feito por uma veia no umbigo.
 
“Foi inserido um cateter da veia umbilical até o coração. Esse cateter tem um balãozinho vazio na ponta. Quando chegou lá na válvula do coração que precisava ser tratada, o balãozinho foi insuflado até aumentar de tamanho e abrir o espaço que precisava para o sangue fluir normalmente”, explicou o cardiologista.
 
ESPERANÇA
Izamara e Anderson, pais do Josafá, são casados há dez anos e há três planejaram aumentar a família. Quando ela engravidou e descobriu que a gestação era de risco a alegria deu lugar à angústia, mas a situação não afetou a esperança da família. “Nós queríamos muito ser pais e nos apegamos à nossa fé. Sabemos que tudo na vida tem um propósito e não desanimamos. Nosso sofrimento era apenas quando pensávamos que ele estava sofrendo e que podia sentir dor”, contou a mãe.
 
Izamara deu à luz em um domingo, mas só conseguiu conhecer o filho na terça-feira. “Eu estava muito fraca depois da cirurgia e, como ele tinha sido levado para a UTI, só consegui conhecê-lo 48 horas depois do parto. No início foi muito difícil. Só tranquilizei depois que ele operou e ficou estável. Agora somos inseparáveis. Fico aqui o dia todo aqui junto com as enfermeiras cuidando dele”.
 
Os pais, que contam com o apoio da família e dos amigos, se revezam nos cuidados e aguardam ansiosos pela alta.

 
“Sabemos que ele ainda não tem previsão de alta, mas estamos muito felizes em vê-lo crescendo e ganhando peso. Queremos levá-lo para casa. O quartinho dele já está pronto desde quando eu estava com 27 semanas”, revelou a mãe.
 
No último domingo (26), Josafá completou um mês de vida e ganhou roupinha nova. Pai e mãe se reuniram na UTI Neonatal, vestiram o bebê com um conjunto azul e fizeram fotos de família para comemorar o primeiro “mêsversário”.
 

 


EVOLUÇÃO
Desde o nascimento, Josafá permanece sob cuidados intensivos na UTI Neonatal recebendo o carinho dos pais. O procedimento cirúrgico no coração foi bem-sucedido e o desenvolvimento do bebê é acompanhado pela equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, nutricionistas, médicos, técnicos em enfermagem, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.
 
A equipe médica que acompanha o Josafá é composta, além do cardiologista Vilmar, pela cardiologista pediátrica Lourdes de Fátima Gomes, responsável pelo serviço de cardiopatia congênita do HC-UFU. “A técnica foi um sucesso. Após exames iniciais para avaliar a válvula, pudemos confirmar o êxito do procedimento. É muito gratificante para toda a equipe saber que em uma unidade do Sistema Único de Saúde podemos contribuir com a qualidade de vida de muitos pacientes. Quando se trata de casos raros a responsabilidade e a importância do serviço é ainda maior”, destacou o médico.


VEJA TAMBÉM:

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90