Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
29/03/2023 às 12h40min - Atualizada em 29/03/2023 às 12h40min

Em apenas três meses de 2023, Polícia Militar já realizou quase 5 mil prisões, em Uberlândia e região

Corporação apresentou balanço trimestral de ocorrências nos 18 municípios atendidos pela 9ª RPM

IGOR MARTINS I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Coronel Fernando Reis apresentou dados da região na manhã desta quarta (29) I Foto: Igor Martins/Diário de Uberlândia

A Polícia Militar (PM) divulgou, na manhã desta quarta-feira (29), o balanço das ocorrências atendidas no primeiro trimestre de 2023, além das projeções da corporação com relação a alguns tipos de crimes para o restante do ano. Os números englobam registros até 27 de março, considerando todos os 18 municípios da 9ª Região de Polícia Militar (RPM), como Uberlândia, Araguari, Ituiutaba, Prata e outros.

No primeiro trimestre deste ano, foram registradas 26.034 ocorrências policiais nas 18 cidades de abrangência da 9ª RPM, das quais 527 foram relacionadas ao tráfico de drogas. Ao todo, foram 14.483 operações realizadas pela corporação. Em todo o ano de 2022, a Polícia teve pouco mais de 103 mil atendimentos, sendo 1.830 de tráfico de entorpecentes, e 89,4 mil ações policiais.


Nos três primeiros meses do ano, a PM já efetuou a prisão de 4.911 infratores na região. Destes, 3.762 foram detidos em flagrante delito, 729 foram presos após o cumprimento de mandado judicial, 103 foram presos por roubo e outros 317 foram levados à Delegacia por furto.

Ainda segundo os dados disponibilizados pela PM, 161 armas de fogo foram apreendidas, além de outros 29 simulacros. A corporação realizou ainda 861 reuniões comunitárias e mais de 2,4 mil blitzen.


PROJEÇÕES
Durante a apresentação dos dados, o comandante da 9ª RPM, coronel Fernando Reis, também apresentou as projeções da Polícia Militar com relação a alguns tipos de infrações para o restante do ano. A região teve 2.743 crimes violentos em 2020, 2.019 em 2021 e 2.153 no ano passado. Para 2023, a expectativa é uma redução de 10%, totalizando 1.545.

Na visão da PM, o número de furtos também deve diminuir aproximadamente 10% em 2023, com expectativa de 16.353 registros. O número é maior do que o registrado em 2020 (14.606) e 2021 (14.939), mas menor do que o totalizado no último ano, quando houve 18.112 crimes registrados na região.

Por outro lado, o número de vítimas de homicídio consumado deve seguir uma tendência de alta neste ano. De acordo com a série histórica, foram 80 vítimas em 2020, 71 em 2021 e 76 em 2022. Caso o padrão permaneça até o fim do ano, Uberlândia deve registrar cerca de 93 vítimas de homicídio até o fim de dezembro, um aumento de 22,3%.


ACIDENTES DE TRÂNSITO
Os acidentes de trânsito são uma preocupação para a Polícia. Só no primeiro trimestre do ano, foram 2.742 chamados do tipo, envolvendo principalmente motocicletas, segundo o coronel Fernando Reis. O problema, de acordo com o militar, deve ser encarado de maneira séria. No caso de Uberlândia, a corporação pretende se aproximar cada vez mais da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) para reduzir o número de vítimas no trânsito.

"Temos um número muito elevado de acidentes, temos que atuar em várias frentes. Não é só mexer na estrutura de trânsito, como colocar radares e detectores de avanço de sinal, mas a gente tem que trabalhar também a questão da educação no trânsito e convencer as pessoas, mostrar os riscos que elas estão correndo e realizar fiscalizações", disse.

Reis afirmou que a Polícia Militar tem reunião marcada com Divonei Gonçalves, secretário de Trânsito e Transportes, para tratar mais amplamente a questão dos acidentes em Uberlândia. "Nós já detectamos os locais onde têm mais acidentes para ver a questão de infraestrutura. Precisamos pensar junto com o Corpo de Bombeiros também, já que eles recebem uma demanda gigante de acidentes. É trabalhar conjuntamente para tentar achar uma forma de combater esses acidentes. Não é fácil, mas vamos tentar", revelou o coronel.

CICC E FORÇA-TAREFA

O coronel Fernando Reis falou novamente sobre a implementação do futuro Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que deve chegar à unidade de Uberlândia ainda neste ano. Através do uso de inteligência artificial, a corporação espera ampliar a rede de monitoramento por câmeras e aumentar a segurança nas cidades da região, incluindo a zona rural.
 

"A Prefeitura está fazendo a instalação de mais 30 câmeras na zona rural. Todos os pontos foram definidos pela Polícia Militar com base nas informações de Segurança Pública, que são importantes para a gente. São locais onde a gente consegue fazer um cerco de segurança, essas câmeras são de alta tecnologia", adiantou o militar. A implementação da tecnologia deve permitir ainda que a corporação tenha mais acesso a locais estratégicos, como rodovias e locais de entrada e saída do município.


Ainda de acordo com Reis, a região deve receber novamente a força-tarefa que prendeu membros de uma facção criminosa que recebiam ordens para atacar policiais penais na cidade. Dessa vez, o intuito deve ser coibir tentativas de homicídio e crimes violentos na cidade.

O primeiro caso de atentado contra policiais penais em Uberlândia foi registrado em 2020, quando o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) constatou que os autores eram orientados pelos chefes da organização para assassinar os agentes, visando a desestruturação de segurança no Estado.

Um dos casos aconteceu em outubro de 2020, quando um agente foi abordado no bairro Saraiva, quando voltava de um supermercado com a mãe. Os criminosos atiraram em direção ao policial, que revidou os disparos para proteger a mãe e a si mesmo. Outro policial penal sofreu uma tentativa de homicídio enquanto saía do turno de trabalho no Presídio Jacy de Assis, em novembro de 2020. Mais detalhes sobre a força-tarefa devem ser divulgadas posteriormente.


NÚMEROS DA 9ª RPM NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2023
Ocorrências policiais: 26.034
Operações policiais: 14.483
Prisões de infratores: 3.762
Prisões de infratores com mandado judicial: 729
Prisões autores de roubo: 103
Prisões de autores de furto: 317
Armas de fogo apreendidas: 161
Simulacros apreendidos: 29
Reuniões comunitárias realizadas: 861
Blitzen realizadas: 2.463
Egressos do sistema prisional fiscalizados: 2.977
Ocorrências de tráfico de drogas: 527
Veículos recuperados: 286
Acidentes de trânsito: 2.742
Ocorrências de perturbação de sossego: 348

Além de Uberlândia, a 9ª RPM também é composta por Araguari, Indianópolis, Tupaciguara, Araporã, Ituiutaba, Santa Vitória, Monte Alegre de Minas, Prata, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Canápolis, Centralina, Cachoeira Dourada, Estrela do Sul, Cascalho Rico e Grupiara, e os distritos de Patrimônio do Rio do Peixe, Amanhece, Chaveslândia, Perdilândia, Martinésia, Cruzeiro dos Peixotos e Tapuirama.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

•​ Empresas do transporte público de Uberlândia são autuadas por superlotação nos ônibus

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90