Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
22/03/2023 às 10h20min - Atualizada em 22/03/2023 às 10h20min

Confusão entre pacientes e funcionários é registrada na UAI Planalto, em Uberlândia

Caso aconteceu na tarde desta terça-feira (21); briga começou após mulher filmar paciente desmaiada na unidade

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

Uma confusão generalizada foi registrada na tarde desta terça (21), na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Planalto, em Uberlândia. Segundo informações da Polícia Militar (PM), uma enfermeira foi agredida por uma mulher que tentou filmar uma paciente que estava desmaiada na unidade.

De acordo com o boletim de ocorrência, a briga envolveu quatro funcionários da unidade e três pacientes, todos da mesma família, incluindo a mãe, o companheiro dela e a filha. A mulher envolvida na confusão relatou que filmava a paciente que estava desmaiada, quando ouviu de uma enfermeira da unidade que não era permitido fazer imagens no local.

A mulher afirmou que, após isso, um maqueiro da unidade a agrediu com um soco na boca. A confusão ainda teve puxões de cabelo e chutes. Ela também disse que chegou a arremessar um aparelho celular contra os funcionários do hospital.

Um vídeo recebido pela produção do Diário mostra o momento da confusão:


Reprodução/Redes Sociais

ENFERMEIRA APRESENTA OUTRA VERSÃO
Em depoimento à Polícia, a enfermeira envolvida no caso apresentou outra versão. Disse que estava verificando os sinais vitais de uma paciente cadeirante, quando uma outra pessoa desmaiou. Os colegas chegaram para ajudar, quando a profissional afirmou ter sido atingida por um celular. Ainda de acordo com a enfermeira, em nenhum momento houve agressão por parte do maqueiro, que estava apenas tentando controlar a situação, já que segundo eles, a paciente estava fora de controle. Em certo ponto, a mulher teria dito que fazia parte de uma facção criminosa, e de que esperaria pelos funcionários do lado de fora da unidade.

Uma testemunha que estava na UAI Planalto na hora da confusão relatou que ouviu gritos e que viu a mulher e a enfermeira agarradas se agredindo, além do companheiro da paciente, que tentou aplicar um golpe de mata leão no maqueiro. Todos os envolvidos foram ouvidos e levados à Delegacia para prestar esclarecimentos.

O Diário entrou em contato a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), responsável pela administração da unidade, que repudiou os atos de violência contra os colaboradores da unidade.

"A SPDM repudia veementemente quaisquer atos de violência e reforça que todos os seus colaboradores estão orientados a tratar seus pacientes e acompanhantes com cordialidade e respeito. Nesta terça-feira (21), uma técnica de enfermagem da UAI Planalto, em Uberlândia, prestava socorro a uma paciente quando foi repentinamente agredida com socos e chutes pela acompanhante de outra paciente que aguardava atendimento no local. Outros quatro colaboradores da unidade que tentaram apartar as agressões também foram agredidos pela mesma acompanhante" diz o comunicado.

PREFEITURA
Na tarde desta quarta-feira (22), o secretário Municipal de Saúde, Clauber Lourenço, se manifestou sobre o ocorrido, em um vídeo publicado nas redes sociais do prefeito Odelmo Leão.

“Isso é muito ruim porque da mesma forma que nós preservamos para que todas as pessoas, todos os nossos munícipes que estão ali tenham sua integridade garantida, também temos a mesma preocupação com a equipe que atende a nossa população. Médicos, enfermeiros, assistentes sociais, recepção, enfim, toda a equipe que está lá para servir, para ajudar”. 

O secretário informou ainda que o Município já tomou medidas para garantir a segurança nas unidades de saúde, como solicitar policiamento mais intenso e lembrou que o país todo passa por grande fluxo de pacientes por causa da dengue. “Para vocês terem uma ideia, hospitais privados lotados e todo o Brasil muito lotado.  Em Uberlândia, criamos já 7 salas especiais de hidratação. Mesmo assim, as nossas unidades estão cheias”. 

Para finalizar, Clauber pede calma à população e que todos tenham respeito uns pelos outros. “Então pedimos a todos que tenham calma e, principalmente, muito respeito à equipe de saúde, da mesma forma que a equipe deve respeitar todos os munícipes, estamos todos para trabalhar pela nossa população”.


*Matéria atualizada às 18h37 para acréscimo de informações.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Polícia encontra explosivos no bairro Osvaldo Rezende, em Uberlândia

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90