Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
14/03/2023 às 16h28min - Atualizada em 14/03/2023 às 16h28min

Crea-MG identifica mais de 1,4 mil irregularidades em empresas de Uberlândia

Irregularidades foram identificadas durante fiscalizações realizadas em 2022; segundo a entidade, as ações visam combater o exercício ilegal de atividades técnicas

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) identificou, no ano de 2022, 1.460 irregularidades durante as fiscalizações realizadas em empresas de Uberlândia. Ao todo, foram 2.647 ações deflagradas no ano passado na cidade. 

As fiscalizações foram realizadas em empresas ligadas à engenharia, à agronomia e às geociências. Segundo o Crea-MG, entre as principais irregularidades encontradas estão a ausência de registro das empresas, faltas de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e de profissional legalmente habilitado.

A nível estadual, foram deflagradas 59.858 ações de fiscalização, um aumento de 14,7% em relação a 2021. “A nossa atividade principal é combater o exercício ilegal das atividades técnicas, que coloca pessoas e patrimônio em risco”, destaca o presidente do Crea-MG, engenheiro civil Lucio Fernando Borges. 

Ainda de acordo com Lucio Fernando Borges, ter uma empresa registrada e habilitada no Crea significa que as obras e os serviços prestados são acompanhados por um responsável técnico, que estará preparado para aplicar as melhores práticas. Nos últimos cinco anos, foi registrado um aumento de 38,6% das emissões de ART, que é o documento que formaliza, para efeitos legais, a responsabilidade do profissional pelo trabalho realizado por ele. “Isso é mais um indicador de que a fiscalização contínua gera maior segurança para a população, visto que as atividades estão sendo conduzidas por profissionais devidamente habilitados”, pontuou.

 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90