Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
19/03/2023 às 10h00min - Atualizada em 19/03/2023 às 10h00min

Grupontapé abre inscrições para o Festival de Cenas Curtas de Uberlândia

Comunidade artística pode enviar propostas até o dia 24 de março, por meio de formulário online

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cena Curta, Chica “Par(t)indo”, apresentada na 8ª edição do Festival pela atriz Amanda Aloysa I Foto: Thaneressa Lima

A Escola Livre do Grupontapé e o Grupontapé de Teatro abriram as inscrições para o 10º Festival de Cenas Curtas de Uberlândia. Toda a comunidade artística da região pode enviar propostas de apresentações cênicas e de oficinas para a seleção. O período para se inscrever vai até dia 24 de março, por meio de um formulário online.

Depois de realizar oito edições presenciais, o festival foi obrigado a se render ao modelo virtual devido à pandemia da covid-19. Neste momento de pós-pandemia, o evento volta a ser presencial, contemplando também atividades online como forma de ampliar o acesso do público. 

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

O Festival de Cenas Curtas receberá propostas nas categorias “Cenas Curtas” e “Oficinas”, que devem ser enviadas obedecendo as regras do edital e as informações apontadas no formulário de inscrição. Serão selecionadas 12 cenas curtas (duração máxima de 15 minutos) e quatro oficinas (duração mínima de 3 horas), sendo que pelo menos uma oficina deverá ser no formato online. Cada projeto selecionado, nas duas modalidades, receberá um cachê no valor de R$ 2,5 mil.
 

ATIVIDADES
As atividades do Festival serão realizadas entre os dias 24 e 30 de abril deste ano. A programação contempla: nos dias 12 e 13, uma palestra com o tema “Por dentro das artes cênicas” para alunos da rede pública de ensino; nos dias 24 a 26, a realização das oficinas; no dia 26, uma ação de intercâmbio com bate-papo entre os selecionados, ainda uma live sobre produção cultural no pós-pandemia; e as apresentações das cenas serão realizadas nos dias 27 a 30. 

Todas as atividades serão promovidas na Escola Livre do Grupontapé, localizada na rua Tupaciguara, 471, no bairro Aparecida e na página do Grupontapé no YouTube. Os horários serão divulgados posteriormente, bem como o local para a retirada dos ingressos.

O Festival é realizado pela Escola Livre do Grupontapé e pelo Grupontapé, por meio do incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura e Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Pmic), e conta com o patrocínio de diversas empresas parceiras da companhia de teatro. Todas as atividades serão oferecidas gratuitamente para o público.

CURADORIA
Para a coordenadora do evento, Kátia Bizinotto, a expectativa para a 10ª edição do Festival, que já se tornou tradicional na cena cultural de Minas Gerais, é muito positiva e o pensamento curatorial desta edição está conectado com a atualidade. “Com isso esperamos provocar os artistas a participarem desta 10ª edição do Festival de Cenas Curtas de Uberlândia, trazendo para a cena suas reflexões e inquietações e juntos fortalecermos esse espaço que valoriza o artista, a criação, o experimento, a pesquisa, o processo e o público”.

Segundo Katia Lou, que assina a curadoria do evento, o momento é oportuno para essas reflexões. “Vivemos num mundo de constantes mudanças em todos os aspectos que nos trazem ansiedade e insegurança e depois do que passamos com a pandemia de Covid-19, é impossível não considerar esse passado recente para pensar sobre o futuro das artes cênicas, em especial o teatro”, relatou.

SERVIÇO
O QUE: inscrições para o 10º Festival Cenas Curtas de Uberlândia
INSCRIÇÕES: de 10 a 24/03/2023, via formulário online
SELEÇÃO: divulgação dos resultados até 31 de março


VEJA TAMBÉM:

Projeto cultural Boca de Cena retorna a Uberlândia


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90