Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2023 às 18h08min - Atualizada em 27/02/2023 às 18h08min

Vacinação contra Meningite C é prorrogada até 30 de abril em Uberlândia

Campanha é destinada a jovens e adultos, trabalhadores da educação e saúde, e estudantes universitários

REDAÇÃO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
A medida tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença | Foto:PMU/Divulgação

A vacinação contra a Meningite C foi prorrogada, temporariamente, em Uberlândia. Com isso, o público-alvo da campanha tem até o dia 30 de abril para garantir a dose da vacina. 

 

Iniciada em novembro do ano passado, a campanha de imunização é destinada a jovens e adultos de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação e estudantes universitários (sem limite de idade).

 

A medida tem como objetivo potencializar a cobertura vacinal e garantir maior proteção contra a doença. Até o momento, foram aplicadas 29.252 doses em Uberlândia. No entanto, os estudantes universitários estão com a menor adesão, representando apenas 4,5% do público-alvo na cidade. Na sequência estão os trabalhadores da educação, com 13,7%, e os adolescentes e adultos, com 19,7%.

 

“Toda campanha é uma forma de intensificar a cobertura contra as doenças. Em relação à Meningite existe uma preocupação muito grande com o aumento excessivo dos casos de meningite no país, totalmente fora do habitual. Precisamos quebrar essa cadeia de transmissão e controlar a doença”, disse a coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Uberlândia, Cláubia Oliveira.

 

A vacinação em Uberlândia depende das doses disponibilizadas pela Secretaria Estadual de Saúde. Além do público da campanha, fazem parte da rotina de vacinação contra a doença adolescentes de 11 a menores 15 anos e crianças de 3 e 5 meses (com reforço ao completar 1 ano).

 

Público alvo da campanha:

  • População geral de 16 a 30 anos
  • Trabalhadores da saúde acima de 16 anos
  • Trabalhadores da educação (acima de 16 anos)
  • Estudantes universitários de escolas técnicas, faculdades, institutos e universidades públicas ou privadas (sem limite de idade)

 

Locais de vacinação

Uberlândia disponibiliza 74 salas de vacina. Nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), o atendimento vai das 7h30 às 16h30. Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), é das 8h às 18h, sendo que a unidade do bairros Brasil, devido ao Horário do Trabalhador, funciona até às 21h. Nos ambulatórios das Unidades de Atendimento Integrado (UAI) – exceto Morumbi, São Jorge –, também tem vacinação. O horário de atendimento é das 8h às 21h.

 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90