Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
27/02/2023 às 11h50min - Atualizada em 27/02/2023 às 11h50min

Uberlândia inicia aplicação de doses bivalentes contra a covid-19

Cronograma atenderá em 74 pontos de vacinação de forma escalonada e conforme disponibilidade de doses

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Destinação inicial é para idosos acima de 70 anos e imunocomprometidos acima de 12 I Foto: Araípedes Luz/Secom/PMU

A Prefeitura de Uberlândia iniciou, nesta segunda-feira (27), a aplicação da dose bivalente contra a covid-19. A destinação dos imunizantes, neste primeiro momento, é para idosos acima de 70 anos, pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP) e imunocomprometidos acima de 12 anos. Ao todo, são cerca de 51 mil pessoas aptas à vacinação na cidade.

O Município segue o cronograma conforme a disponibilidade de doses, cuja responsabilidade de envio é do Governo de Minas. A vacinação ocorrerá de forma escalonada em cinco fases, a fim de evitar uma nova onda de casos e mortalidades provocada pelo agravamento da Covid-19. A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Claubia Oliveira, explica que o imunizante bivalente visa a proteção contra o vírus na forma original, além de outras variantes, incluindo a Ômicron. 

“Todas as 74 salas de vacina do município já estão abastecidas com essa dose, inclusive com oito pontos de vacinação que se estendem até as 21h. Para receber essa dose de reforço, no mínimo, tem que ter tomado, pelo menos, duas doses da vacina monovalente. Aí sim, com intervalo de quatro meses, recebe a bivalente”, explicou.

Aposentada e com 71 anos, Celida Maria Rodrigues compareceu logo pela manhã no ambulatório da Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Tibery para completar o esquema vacinal. “Ano passado tomei quatro doses, e hoje acordei cedo e vim na UAI, pois eu sei que há bastante gente procurando. O que eu aconselho é que as pessoas procurem a vacinação. Eu tomei quatro doses ano passado e é uma proteção para nós, que já somos idosos. Se tivesse mais vacina, teríamos que tomar mais”, pontuou.

CRONOGRAMA

• 27/02 - Fase 1: Pessoas acima de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP); imunocomprometidos acima de 12 anos;

• 06/03 - Fase 2: Pessoas de 60 a 69 anos de idade;
• 20/03 - Fase 3:  Gestantes e puérperas;
• 17/04 - Fase 4:  Trabalhadores da saúde;
• 17/04 - Fase 5:  Pessoas com deficiência permanente;


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


VEJA TAMBÉM:

Motorista morre após caminhão despencar de barranco de quatro metros de altura na BR-153

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90