Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
24/02/2023 às 13h30min - Atualizada em 24/02/2023 às 13h30min

Shopping de Uberlândia obtém autorização da Justiça para impedir entrada de adolescentes desacompanhados e evitar 'rolezinho'

Evento foi agendado por jovens para ocorrer neste sábado (25); Vara da Infância e da Juventude pediu apoio da Polícia Militar

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Decisão leva em conta tumulto causado por adolescentes, que coloca em risco a segurança de clientes e funcionários do empreendimento I Foto: Divulgação

O Center Shopping de Uberlândia obteve na Justiça uma autorização para impedir a entrada de crianças e adolescentes ao empreendimento que estejam desacompanhados dos pais, responsáveis ou de algum representante legal neste sábado (25). De acordo com a decisão, a medida tem como objetivo evitar a realização de um evento de 'rolezinho', agendado por jovens para ocorrer na mesma data.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

No pedido, feito à Justiça, o Shopping argumenta que tais eventos, caracterizados por grandes aglomerações, têm causado transtornos a lojistas e demais frequentadores do empreendimento. De acordo com o juiz José Roberto Poiani, da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Uberlândia, outros eventos análogos ocasionaram superlotação do estabelecimento, colocando em risco os frequentadores, além de gerarem danos patrimoniais.

Na decisão, o juiz afirma que tais eventos "desdobram-se em violência gratuita, dano ao patrimônio privado, perturbação e depredação, com real prejuízo aos lojistas da unidade. Esse tipo de atividade não contribui para o desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes", informou.

"Os eventos, popularmente conhecidos como rolezinhos, caracterizam-se pela invasão do shopping pelos jovens, grupo composto, em sua esmagadora maioria, de menores em idade entre 13 e 16 anos, que provocam tumulto generalizado, com algazarras, correria, gritaria, briga de gangues rivais, vandalismo, grande consumo de bebida alcoólica e drogas ilícitas pelos menores, causando pânico entre os clientes nos corredores",  consta a decisão. 


Dessa forma, a entrada das crianças e adolescentes sem os respectivos responsáveis legais será impedida neste próximo sábado, "haja vista probabilidade de ofensa à integridade física e psicológica de consumidores e lojistas, pela participação de adolescentes em imensas aglomerações no interior dos espaços do estabelecimento comercial, deliberadamente organizador coma finalidade de depredação".

A Polícia Militar (PM) foi acionada pelo Poder Judiciário para tomar as medidas cabíveis neste sábado (25), durante a realização do evento.

Por meio de nota, a assessoria do Center Shopping informou que
 a medida tem como objetivo manter a segurança e a ordem que é oferecida  aos visitantes do shopping. Disse ainda que a convocação de uma grande mobilização e aglomeração de adolescentes é incompatível com o número seguro de visitantes que a estrutura do empreendimento pode receber.

* Matéria atualizada às 13h42 para acréscimo de informação.

VEJA TAMBÉM:

Concessionária inicia administração da BR-365, entre Uberlândia e Patrocínio


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90