Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
31/01/2023 às 17h04min - Atualizada em 31/01/2023 às 17h04min

Escolas de samba de Uberlândia preparam os últimos detalhes para retorno dos desfiles

Após sete anos, evento retorna em um novo endereço; confira a programação completa

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Neste ano, o desfile acontecerá na avenida Balaiadas, no bairro Marta Helena | Foto: PMU/Divulgação

Após sete anos sem desfiles, as escolas de samba de Uberlândia voltam a se apresentar durante as celebrações de Carnaval deste ano. Visando um retorno triunfal, as agremiações já estão trabalhando nos últimos detalhes para entrar na nova passarela do samba, na avenida Balaiadas, nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro. 

Atualmente, a cidade tem cinco escolas de samba: Acadêmicos do Samba, Garras de Águia, Garotos do Samba, Tabajaras e Unidos do Chatão. Além delas, os bloquinhos Extravasa e Associação dos Paraplégicos de Uberlândia (APARU), que são reconhecidos pelo Município de Uberlândia, também irão participar dos desfiles. Confira no fim da matéria a programação completa. 

No Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba (GRAS) a expectativa para a volta do Carnaval é muito grande e os trabalhos de preparação já estão acontecendo. Segundo o presidente da agremiação, Enildo Pereira, são esperadas 300 pessoas nas alas que irão compor o desfile.

“Estamos trabalhando para o retorno da escola com o tema ‘Chuê Chuá: o caminho das águas’, onde vamos falar um pouco dos orixás, reis das águas doces e salgadas, um pouco também das magias, encantos e belezas da nossa natureza”.

Enildo conta que a escola foi fundada no início dos anos 80. Ao todo, a agremiação foi campeã sete vezes, em 1986, 1987, 1988, 1989, 1992, 2001 e 2002. “A fundação da escola ocorreu na década de 80, em 1981. Nesse tempo, a escola passou seis anos nas mãos do Raf Chacur e depois para o Mário Antônio. Ele teve sete títulos como presidente da escola”.

FILHO DO SAMBA
Atual presidente da Unidos do Chatão, Antônio Marcos, conhecido como Marquinho, é filho de Olímpio Silva, o famoso “Pai Nego” e fundador da agremiação, que viu o sonho se tornar realidade junto com amigos e familiares em 1986. 

“Ele sempre teve vontade de ter uma escola de samba. Era fervoroso, gostava muito de samba e pagode, junto com familiares e amigos, fundou a escola de samba”.

A Unidos do Chatão espera contar com 300 pessoas na avenida neste ano. Os trabalhos de criação de instrumentos, alegorias e fantasias acontecem no barracão próprio, no bairro Pacaembu, que foi construído com muito esforço pelo Pai Nego.

“Nossos ensaios aconteciam em um barracão na Av. Monsenhor Eduardo, no bairro Aparecida. Durante 10 anos nós ensaiamos ali. Depois ganhamos um espaço no Pacaembu, cedido pelo ex-prefeito Zaire Rezende. Meu pai com alguns projetos e recursos, construiu nossa quadra. Somos a única escola de samba em Uberlândia com sede própria, onde fazemos nossos ensaios, alegorias, festividades durante o ano, eventos voltados para o samba e Carnaval, além de oficinas e cursos voltados para confecção de instrumentos, dança e serralheria”. 

O maior desafio, segundo Marquinho, é a reconstrução do Carnaval em Uberlândia, sete anos após o último desfile. “Como é um Carnaval de resistência, de recuperação, é um desafio. Além dos membros, buscamos outras pessoas que venham a somar com a gente”.

O retorno do Carnaval na cidade foi anunciado em 2022, quando a Prefeitura de Uberlândia destinou R$ 1 milhões às escolas de samba e aos bloquinhos. De acordo com Marquinhos, a Unidos do Chatão utilizou a verba para os preparativos do desfile.

“Utilizamos para confecção de instrumentos, de costura e alinhar os carros. É um recurso que nunca tínhamos pegado em termos de Carnaval. As coisas ficaram mais caras de seis anos pra cá. É a resistência, o amor. Tenho certeza de que dia 19 de fevereiro as cinco escolas passarão bem. Queremos fazer um Carnaval bonito para todos que forem lá acompanhar”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 

EM BUSCA DO TÍTULO
Uma das mais tradicionais agremiações de Uberlândia, a Tabajara busca o 31º título. “Somos a segunda maior campeã do Brasil, estamos atrás da ARUC de Brasília com 31, porém, a maior sequência de títulos é da Tabajara, que venceu entre 2005 e 2016”, contou o presidente Luciano Moicano.

Fundada em 1954, no bairro Patrimônio, pelo General "Lotinho" e o mestre "Pato", a Tabajara não tem sede própria, mas conseguiu uma parceria com o Terreirão do Samba para utilizar o espaço para os ensaios. A escola também conta com outros dois pontos para a produção das fantasias e alegorias.

“Nossos trabalhos para o desfile de 2023 estão divididos em vários locais. São três costureiras, vários aderecistas, divididos em outros dois locais, um deles produzindo adereços e fantasias, e o outro com o nosso carnavalesco, Flávio Arciole. Nosso barracão com as estruturas de carros alegóricos fica no Marta Helena. Estamos na fase de acabamento dessas alegorias”, disse Luciano.

A expectativa para o retorno à avenida é reflexo da movimentação dos foliões, mesmo depois de seis anos sem Carnaval. “Ficamos anos sem atividades. Mas, de maneira surpreendente, tenho visto nossos foliões voltando para os ensaios e podemos surpreender e levarmos mais de 300 pessoas para a avenida”.

Em relação ao repasse de verba do Município, Luciano lembra que não conseguiu juntar a documentação exigida na primeira remessa, do início de 2022, mas que agora, com tudo em dia, já recebeu as primeiras parcelas do recurso.

“No primeiro momento, não recebemos a verba, pois não estávamos com a documentação em dia, recebemos nossa primeira parcela somente em 19 de dezembro de 2022. E a segunda parcela veio apenas hoje, mas, estamos com o trabalho em dia, vamos levar uma belíssima homenagem aos antigos carnavais e aos nossos fundadores e fundadoras”.

E mesmo com atraso no recebimento do repasse, Luciano diz que a escola seguiu se movimentando para não deixar para a última hora. “Tivemos que construir nossas estruturas de carros alegóricos do zero, nenhuma escola tinha a base dos carros alegóricos, essas se perderam em um depósito da Prefeitura. Compramos novos instrumentos para nossa bateria, alugamos um barracão para podermos fazer nossas alegorias e queremos manter esse aluguel até o próximo ano”.

SEGUNDO CARNAVAL
Fundada em maio de 2015, um ano antes do último desfile, a Garras de Água tem sede no Roosevelt. Atualmente, cerca de 380 integrantes frequentam os ensaios, que acontecem de terça a sexta, e aos domingos.

“A expectativa da escola é de um retorno triunfal e de ser campeã. Os trabalhos estão sendo executados desde julho”, disse o presidente, Marco Aurélio Eustáquio.

Marco Aurélio disse que a escola também recebeu o repasse municipal e que ele foi utilizado para  estruturar os itens do desfile. “O recurso foi liberado para estruturação da escola com instrumentos, tendas, som, cozinhas, oficinas de percussão, fabricação de instrumentos, modelagem e costura”.

A reportagem também entrou em contato com os representantes da Garotos do Samba e dos blocos Extravasa e APARU, mas até o fechamento desta edição não houve retorno. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

10/02 (Sexta-feira)

19h - Reinado de Momo e Noite dos Antigos Carnavais
Local: Praça Clarimundo Carneiro

11/02 (Sábado)

15h - Cortejo de bloquinhos carnavalescos com o grupo Pirueta musical.
Matinê Abre Alas (DJ Hugo Bagunceiro)
Trajeto: Saída da praça Coronel Carneiro (frente à Casa da Cultura) até a Praça Clarimundo Carneiro

17h e 20h - Noite dos Antigos Carnavais (Bloco Chiquita Bakana)
Local: Praça Clarimundo Carneiro

17/02 (Sexta-feira)

19h - Baile de Máscaras (Lísias e Banda)
Local: Centro Municipal de Cultura

19/02 (Domingo)

20h - Desfile de Blocos (APARU e Extravasa)
Local: Avenida Balaiadas – Bairro Marta Helena

Desfile de Escolas de Samba (Acadêmicos do Samba, Garras de Águia, Garotos do Samba, Tabajaras e Unidos do Chatão)

20/02 (Segunda-feira)
– 15h - Apuração do desfile
Local: Avenida Balaiadas – Bairro Marta Helena

21/02 (Terça-feira)
– 20h: Desfile dos campeões
Local: Avenida Balaiadas – Bairro Marta Helena


VEJA TAMBÉM:
 

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90