Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
26/01/2023 às 16h17min - Atualizada em 26/01/2023 às 16h17min

Com chuvas, reservatórios de Uberlândia atingem níveis acima de volumes registrados em 2022

Sistemas Bom Jardim e Sucupira tiveram aumento em janeiro; consumo de água também subiu no ano passado

SÍLVIO AZEVEDO | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Cachoeira de Sucupira com grande vazão de água por causa das chuvas | Foto: Dmae/Divulgação

Uberlândia registrou, entre dezembro de 2022 e os primeiros 25 dias deste ano, mais de 600 milímetros de chuva. O volume de precipitações tem impactado na melhora dos níveis dos reservatórios da cidade, que estão com índices acima de todos os registros do ano anterior, permanecendo na faixa dos 3 metros. Após uma baixa, percebida no período de seca do ano passado, os níveis das estações Bom Jardim e Sucupira subiram 18 cm³ e 31 cm³, respectivamente, em 2023. 

 

De acordo com dados do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), nesta quarta-feira (25), o nível do sistema Bom Jardim registrava 3,01 metros, enquanto a estação Sucupira, 3,1 m. Já a represa Capim Branco não sofre alterações, pois está à jusante de duas outras represas, Miranda e Nova Ponte. Em setembro de 2022, mês de maior baixa, os níveis chegaram 2,83 metros no Bom Jardim e a 2,79 metros no Sucupira. 

 

No caso do canal de captação do Bom Jardim, a quantidade atual ultrapassa a média apresentada durante todos os meses de 2022, onde o máximo atingido foi de 3,03, em junho. Em 2023, o nível atual da estação Sucupira superou todos os meses de 2022. 

 

Segundo a gerente de produção e tratamento de água do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), Regiane Cerqueira, essa quantidade dos reservatórios é mantida dentro de uma margem de segurança e, para isso, as comportas estão sendo abertas para garantir o funcionamento integral de cada canal de captação.

 

“Esse 3m é o nível de segurança. Acabei de vir de Sucupira, que está com as comportas abertas. Ontem estava com 3,2m e aos 3,3m ultrapassa o talude do canal. Então, a equipe técnica do Dmae trabalha, nesse período de chuvas, para manter o canal em torno de 3m, pois tenho 30 cm de margem de segurança”.

 

Rejane lembra que as represas Bom Jardim e Sucupira são pequenas e represam pouca água, por isso é necessário fazer esse monitoramento. “Nossas represas são pequenas, não de volume. A gente trabalha com a vazão do Rio Uberabinha e o Ribeirão Bom Jardim. Diminuiu a disponibilidade no curso do rio, automaticamente, o nível da represa baixa, porque elas não foram pensadas para guardar grande quantidade de água. São assoreadas, um volume baixíssimo”.

 

Ainda de acordo com a gerente de produção e tratamento de água do Dmae, as comportas deverão permanecer abertas até o início do período de estiagem, em abril. “As comportas vão fechando para controle. Em anos anteriores, o período de estiagem iniciou-se em abril e vai até outubro. Eu costumo sempre conversar com a população falando que a questão da conscientização não pode ser momentânea. Tem que ser mudança de hábito”.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

 

CONSUMO

Dados repassados pelo Dmae mostram que o consumo de água per capita em janeiro, desse ano, está abaixo da média para o mesmo mês percebida nos anos de 2022 e 2021. Atualmente, cada habitante consome 241,74 litros por dia. Esse índice era de 251,51 litros/dia em 2022 e, em 2021, foi de 246,47 litros/dia.

 

“A primeira quinzena de janeiro, o consumo per capita estava em torno de 230 l/dia. Quando chove muito, o consumidor consome menos, pois não vai para a rua lavar calçada, limpar quintal, aguar plantas. Agora, nessa semana, já teve um acréscimo no consumo per capita porque a temperatura um pouco. Subiu a temperatura, automaticamente o comportamento do contribuinte aumenta também”.

 

O levantamento do Dmae revela também um pequeno acréscimo do consumo de água em 2022, na comparação com 2021. No ano passado, a média diária foi de 255,10 litros, contra 252,82 l/dia em 2021. Ainda de acordo com a autarquia, somente nos primeiros dias deste ano, já foram distribuídos 3.930.935,09m³ de água em Uberlândia, uma média de 170.910,22m³ diários. 

 

FORNECIMENTO

O fornecimento de água em Uberlândia é feito, quase que em sua totalidade, pelos sistemas Bom Jardim e Sucupira. Ambos, caso necessário, recebem reforço de Capim Branco, principalmente em períodos de estiagem. De acordo com levantamento do Dmae, em 2022, o reforço do sistema Capim Branco na distribuição de água em Uberlândia variou entre 9% e 43%, dependendo do mês. 

 

“O Capim Branco reforça os dois sistemas, com vazão média de 500l/seg, 12h por dia. Até dezembro foi 24h, mas com a chuva diminuímos. Como nesse período de chuvas, utilizamos o sistema hidráulico nas captações de Sucupira e Bom Jardim, conseguimos uma economia de cerca de 30% no consumo de energia.”

 

Nesse período de chuvas constantes, o Dmae prioriza a utilização dos motores hidráulicos que fazem o bombeamento de água do canal de captação para a estação de tratamento, utilizando a própria força da água em suas turbinas. Assim, economiza energia elétrica. Já no período de estiagem, quando a disponibilidade de água é menor, a autarquia prioriza os motores elétricos.

 

Atualmente, o canal de captação de Sucupira já é reforçado com água do sistema Capim Branco. A gerente de produção e tratamento de água do Dmae disse ainda que o Dmae está trabalhando para garantir reforço, também, para Bom Jardim. “Estamos fazendo uma adutora e jogando no reservatório do São Jorge para reforçar com água do sistema Capim Branco, trazendo uma tranquilidade que, se precisar fazer manutenção, a população não ser afetada”.

 

Nível médio dos reservatórios Uberlândia em 2022

 

Dezembro 

Canal Captação Bom Jardim: 2,96m 

Canal Captação Sucupira: 3,06m 

 

Novembro 

Canal Captação Bom Jardim: 2,91m 

Canal Captação Sucupira: 2,95m 

 

Outubro 

Canal Captação Bom Jardim: 2,85m 

Canal Captação Sucupira: 2,81m 

 

Setembro 

Canal Captação Bom Jardim: 2,83m 

Canal Captação Sucupira: 2,79m 

 

Agosto 

Canal Captação Bom Jardim: 2,95m 

Canal Captação Sucupira: 2,83m 

 

Julho 

Canal Captação Bom Jardim: 3,00m 

Canal Captação Sucupira: 2,93m 

 

Junho 

Canal Captação Bom Jardim: 3,03m 

Canal Captação Sucupira: 3,00m 

 

Maio 

Canal Captação Bom Jardim: 2,99m 

Canal Captação Sucupira: 2,92m 

 

Abril 

Canal Captação Bom Jardim: 2,94m 

Canal Captação Sucupira: 2,99m 

 

Março 

Canal Captação Bom Jardim: 2,93m 

Canal Captação Sucupira: 3,08m 

 

Fevereiro 

Canal Captação Bom Jardim 2,95 mm

Canal Captação Sucupira: 3,06 mm

 

Janeiro 

Canal Captação Bom Jardim: 2,93 mm

Canal Captação Sucupira: 3,06 mm
 


VEJA TAMBÉM:
 
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90