Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
06/01/2023 às 14h10min - Atualizada em 06/01/2023 às 14h10min

Sinalização que alerta para enchentes na Rondon Pacheco entra em operação, em Uberlândia

Dez colunas com avisos semafóricos foram instaladas na avenida; entenda o funcionamento

REDAÇÃO I DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Sinal vermelho será aceso quando houver risco de alagamento; saída da Rondon deverá ser imediata I Foto: DANILO HENRIQUES/SECOM/PMU

As sinalizações de alerta para risco de alagamentos na avenida Rondon Pacheco, em Uberlândia, já estão em funcionamento. Por meio de comunicado, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) informou que os motoristas que estiverem transitando na via devem se atentar aos avisos luminosos, que serão acionados durante chuvas a partir de alertas da Defesa Civil, quando houver risco de alagamentos.

• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram

Ao longo da Rondon Pacheco, estão distribuídas 10 colunas com avisos semafóricos: cinco estão no sentido Teatro Municipal/ Praia Clube e cinco no sentido oposto. Cada coluna possui uma placa orientativa e dois sinais luminosos de LED, um laranja e outro vermelho:

• O sinal laranja se acenderá quando a situação for de alerta amarelo, recomendando atenção a motoristas e pedestres, visto que haverá risco moderado de alagamento.


• Quando o sinal vermelho for acionado, a avenida estará sob alerta vermelho e, portanto, a saída da pista e dos acostamentos deverá ocorrer de forma imediata devido ao alto risco de alagamento.

ENTENDA
A iniciativa havia sido anunciada pela Prefeitura de Uberlândia em dezembro de 2022, como uma nova ação de prevenção contra alagamentos causados por chuvas na cidade. Além dessa ação, o Município também anunciou a instalação de dissipadores de volume de drenagem nas represas e um sistema de monitoramento automatizado dentro das galerias da avenida Rondon Pacheco. O estudo à época mostrou que o problema com enchentes na via ocorre devido à grande quantidade de água que chega da parte alta da cidade.

Ainda segundo a Prefeitura, um novo investimento de locação e instalação de estações meteorológicas vai chegar em Uberlândia, com valor aproximado de R$ 315 mil. O contrato, assinado com a empresa uberlandense Zeus Agrotech, prevê a substituição para atualização de 40 estações meteorológicas existentes no município e a instalação de 32 novas (72 no total).



VEJA TAMBÉM:

Sinalização alertará motoristas e pedestres para riscos de enchentes na Rondon

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90