Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90
17/12/2022 às 13h00min - Atualizada em 17/12/2022 às 13h00min

Pedestres são alvo de mais da metade dos crimes de roubo, em Uberlândia

Levantamento da Sejusp aponta crescimento de 85% no índice de ocorrências em 2022; capitão da Polícia Militar orienta sobre cuidados

IGOR MARTINS | DIÁRIO DE UBERLÂNDIA
Uso do aparelho celular em via pública é um dos atrativos para o crime | Foto: Agência Brasil
Um levantamento da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) revelou um aumento considerável do número de ocorrências de roubo contra pedestres, em Uberlândia. Entre janeiro e outubro deste ano, de um total de 1.123 roubos registrados, mais da metade (51%), ou 577 deles, foram praticados contra transeuntes.
 
Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice deste tipo de delito contra cidadãos em vias públicas cresceu 85% em 2022. No ano passado, foram 376 ocorrências, sendo 311 relacionadas a transeuntes. De acordo com o capitão da Polícia Militar (PM), Thiago Lana, o aumento deste tipo de crime tem relação direta com o retorno do fluxo de movimentação de pessoas após a pandemia. Segundo ele, isso tende a aumentar a ação dos infratores, especialmente em locais mais desertos da cidade.
 
Em entrevista ao Diário, Lana explica que os roubos e assaltos na rua costumam acometer, na maioria das vezes, mulheres e adolescentes. Os locais mais comuns são locais desertos e pontos de ônibus, sendo que entre os itens mais procurados pelos criminosos estão objetos como bolsas, carteiras e dispositivos móveis, em sua maioria os aparelhos celulares.
 
A tendência de crescimento de assaltos a transeuntes também aconteceu em outros dois municípios do Triângulo Mineiro. Em Uberaba e Patos de Minas, os números registrados entre janeiro e outubro de 2022 foram de 187 e 48, respectivamente. No mesmo período de 2021, estas cidades tiveram 161 e 36 infrações, nesta ordem.
 
O fenômeno foi diferente nas cidades de Ituiutaba, Patrocínio e Araguari, que apresentaram redução no número de roubos a pedestres. Em Ituiutaba, foram 13 crimes do tipo. Em Patrocínio, 20. Na vizinha Araguari, 27 delitos foram computados pela Sejusp. Em todo o estado de Minas Gerais, foram 9.415 ocorrências, 196 a mais do o registrado entre janeiro e outubro de 2021.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
 
MEDIDAS DE PROTEÇÃO

O capitão da PM, Thiago Lana, orienta alguns cuidados que podem ser adotados por cidadãos para se prevenirem contra práticas criminosas. Uma delas é evitar utilizar o telefone celular nas ruas, principalmente quando estiver sozinho ou durante a noite. Outra recomendação é sempre andar nas vias próximo a um grupo de pessoas.
 
“A gente cansa de ver gente na rua usando o celular, mandando mensagens, fazendo vídeos. Isso chama a atenção do infrator. Às vezes, ele nem estava com o intuito de cometer o delito, mas pelo princípio da oportunidade acaba cometendo a ação. O ideal também é caminhar próximo de outras pessoas. Se perceber que está sendo seguindo, procure algum comércio ou alguma viatura da Polícia. Tente pedir ajuda de alguma forma”, explicou Lana.
 
Tentar chamar a atenção também pode ser uma alternativa para impedir a ação de criminosos. “O cidadão que quer assaltar deseja a maior discrição possível. Quando o infrator tenta roubar e a pessoa grita e pede socorro, ele tende a ficar apavorado e sair. Tomando esses cuidados já diminui muito o risco de delitos”, revelou o capitão.
 
Com a proximidade do fim de ano, o capitão alerta sobre a importância de redobrar os cuidados com as compras de Natal e Réveillon. No fim de novembro, a Polícia Militar
lançou a “Operação Natalina”, que tem como principal objetivo intensificar as atividades de monitoramento durante o período, evitando possíveis ocorrências.
 
 “Para esse período, onde o número de pessoas frequentando loja é maior e a circulação de dinheiro também, é importante que as mulheres andem com bolsas para frente e que os homens coloquem as carteiras no bolso da frente. Evite contar dinheiro em espécie em locais públicos, porque isso chama a atenção. Se possível, realize os pagamentos com cartão ou PIX”, orientou Thiago Lana.
 
CHAME A POLÍCIA
Sob qualquer suspeita de tentativa de assalto, a Polícia Militar deve ser acionada pelo 190. De acordo com o capitão da PM, é imprescindível que a vítima ou testemunha do crime relate o maior número de características possíveis do suspeito (a). Isso pode facilitar o trabalho dos militares e dar um desfecho positivo na resolução dos casos.
 
“Sempre que ver qualquer suspeita, acione a Polícia Militar. É fundamental passar o maior número de informações possíveis. Dados sobre vestimenta, característica física, cor de pele, estatura, se usa brinco, se tem barba, se tem tatuagem, se estava de boné ou chinelo. Isso vai nos ajudar a identificar o suspeito mais facilmente”, disse.

Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Diário de Uberlândia | jornal impresso e online Publicidade 1140x90